Como escapar da armadilha alimentar no Domingo de Páscoa?

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Como escapar da armadilha alimentar no Domingo de

Quem é que não espera ansiosamente o Domingo de Páscoa? Assim como o Natal, a Páscoa é o dia em que as famílias se reúnem em volta de uma mesa farta para se deliciarem com tortas, pães recheados, bolos, colombas pascais, doces e chocolates! Mas, não é porque você está fazendo uma dieta ou está tentando manter o peso que deixará de comer essas gostosuras, não é? Conheça melhores opções na hora de se alimentar e não extrapole na quantidade.

Planeje seu almoço de Páscoa. Independente de ser em casa ou em um restaurante, escolha alimentos de fácil digestão e com baixo valor calórico, como:

  • Saladas à base de verduras e legumes, temperadas com azeite, limão, sal ou mostarda. Evite maionese e molhos cremosos.
  • Carnes magras: como os cortes bovinos: lagarto, filé mignon, coxão duro, coxão mole e patinho; peixe de músculo claro (bacalhau, badejo, corvina, garoupa, linguado, pescada) e aves (principalmente a região do peito, sem pele).
  • Acompanhamentos: arroz, batata cozida ou assada, polenta, cuscuz e massas com molho simples, como o de tomate (esqueça aqueles com creme de leite ou leite de coco, eles são muito gordurosos).
  • Sobremesas: opte pelas frutas típicas de sua região, utilizando-as picadas, na forma de saladas de frutas com gelatina, cozidas ou assadas (com canela e adoçante). Evite os cremes, mousses, pavês, tortas ou bolos com recheio, eles contêm muita gordura em sua composição (proveniente dos ovos, manteiga ou margarina e creme de leite), são muito calóricos!
  • Na Páscoa é muito comum a troca de presentes especialmente a de ovos de chocolate. Se você não está querendo "cair na tentação", avise seus familiares e amigos que este ano, ao invés de ganhar ovos imensos, você prefere uma caixinha de bombons ou um ovo menor.

    Se você é o único de casa que está querendo emagrecer ou está preocupado em manter o peso, não vá ao supermercado comprar doces, colombas pascais ou chocolates para presentear seus familiares. Imagine só a vontade que você irá passar!

    Lembre-se que a quantidade a ser comprada deve ser limitada: o consumo de doces - em excesso - não é saudável nem para quem está acima do peso e nem para quem é magro.

    Se você já ganhou, mesmo antes do Dia da Páscoa, um farto ovo de chocolate ou uma colomba pascal, o que fazer? Ficar com vontade de comê-lo, não é benéfico para ninguém. No entanto, devorá-lo em poucos minutos, também não é.

    Para não se descontrolar, você pode resolver essa situação de duas maneiras: abra o presente, experimente um pedacinho e compartilhe-o com seus familiares e amigos, assim, sua tentação logo poderá acabar; ou coma um pedacinho e guarde o restante em um recipiente, de tal forma, que você possa ir consumindo aos poucos, ao longo de toda a semana.

    Dessa forma, você não sobrecarregará seu organismo de calorias extras e nem sua consciência de culpa. Muitas pessoas acreditam que o chocolate diet possui menos calorias que o tradicional. Não se iluda!

    Apesar de não possuir açúcar e sim adoçante, esse tipo de chocolate, em geral, contém um teor maior de gordura para ter a mesma consistência de um chocolate comum. Aí é que mora o perigo, pois, dessa forma, ele acaba sendo tanto ou até mais calórico que o tradicional.

    Portanto, ele é indicado apenas para as pessoas diabéticas e não para aquelas que querem emagrecer.

    Seguindo essas dicas, você não correrá o risco de exagerar na alimentação e não terá o sentimento de "arrependimento", típico das segundas-feiras após as grandes festas.

    • Facebook
    • Pinterest
    • Twitter
    • Google+

    Comente

    Últimas