Como preparar carnes para a ceia de fim do ano

Chef dá dicas para a receita ficar saborosa e saudável

Como preparar carnes para a ceia de fim de ano

Há inúmeras receitas que indicam como preparar carnes para a ceia de fim de ano. Algumas delas parecem apetitosas, mas na hora que você coloca a mão na massa (ou melhor, na carne), o resultado fica bem diferente. Em outros casos, a comida só fica saborosa se for rica em gorduras, coisa que você está evitando. Então, como fazer? Pedimos ajuda do chef Valter Izidro, da rotisseria Il Pastaio Pasta Fresca, para dar dicas na hora do preparo das carnes.

O primeiro pedido em quase todas as mesas é deixar a carne molhadinha, já que a maioria resseca ao ir ao forno. "Tempere e deixe marinar com salsão, cenoura, cebola, ervas, sal e vinho branco. Depois disso, acomode a carne em uma vasilha com suco de laranja, colocando uma grelha em cima onde colocará a carne. Leve ao forno até assar no ponto desejável. O ideal é que ela fique rosada por dentro", explica Izidro.

Já se a carne for assada na churrasqueira, a dica é não deixar passar muito do ponto, pois a parte mais tóxica da carne é aquela casquinha que fica em volta. Outra dica, que serve para qualquer carne é optar pelo cozimento no vapor, que é o que menos mexe na estrutura do alimento, conservando seus nutrientes.

No caso das aves, o chef indica a nunca usar limão, que tende a endurecer as carnes. Na hora de aquecer, leve ao forno com vapor (pode cobrir com alumínio para criar esse vapor em casa) em 180 graus por 30 min. Retire o papel alumínio e deixe dourar por mais 15 minutos.

Para quem quer uma ceia mais saudável, a melhor dica é retirar toda a pele no caso de aves e claro, buscar peças de boa qualidade e utilizar bons temperos, como alecrim, louro e tomilho. Use pouco sal e se usar azeite, que seja extra-virgem. Também evite manteiga nas receitas. Ela é calórica por ser bastante gordurosa.

Por Helena Dias


Comente

Assuntos relacionados: fim de ano carnes

Últimas