Como resistir às tentações do Inverno?

Como resistir às tentações do Inverno

No inverno as pessoas ficam mais em casa, praticam menos atividade física e acabam comendo mais. Com tudo isso, os quilinhos extras aparecem quando termina a estação mais fria do ano.

Quem deseja emagrecer precisa cuidar da alimentação sempre, em todas as estações. Sabe-se que no inverno ficamos mais quietinhos, presos em casa e, por isso, pensamos que gastamos poucas calorias. Mas, o que realmente acontece no organismo é o contrário. Ocorre um maior gasto energético, porque o corpo tenta equilibrar a temperatura corpórea, fazendo com que ela se mantenha estável para o nosso organismo.

Mas isso não significa que você deva deixar de lado a atividade física, ela vai te ajudar ainda mais no gasto de calorias.  Quanto à alimentação, se você acha mais complicado comer frutas frias e verduras cruas, prepare vitaminas de frutas, sucos. E os legumes e verduras podem ser refogados, cozidos, presentes em purês, sopas.

Mas e as comidas típicas do inverno como fondue, chocolate quente, podem ser consumidas? Claro que sim, mas procure comer o fondue preparado com queijos magros e menos calóricos, utilize o pão light e legumes cozidos.

No chocolate quente, utilize leite desnatado e, se levar creme de leite, prefira o light e dispense o chantilly.

O consumo de bebidas alcoólicas também aumenta nessa época, mas elas realmente contêm muitas calorias e devem ser evitadas. Mas quando não for possível resistir, opte por uma taça de vinho tinto ou um cálice de licor. Evite a vodka, whisky, pinga e o conhaque.

A sopa quentinha e saborosa é uma boa opção para as noites frias, desde que saiba escolher os ingredientes. Verduras, legumes, temperos naturais, uma fonte de proteína (carnes) e apenas uma de carboidrato (macarrão, arroz, mandioca, batata e mandioquinha), está perfeito! Mas moderação na quantidade, não é porque é sopa que pode ser consumida à vontade.

As massas também podem ser consumidas, mas evite molhos muito gordurosos como quatro queijos e mesmo o molho branco, dê preferência ao molho de tomate. Modere na quantidade!

Com essas dicas você pode aproveitar o inverno, comer os alimentos que gosta e terminar a estação com menos peso do que começou.

Comente

Últimas