Como se hidratar para treinar no verão

A hidratação é essencial antes, durante e depois dos exercícios

Como se hidratar para treinar no verão

Todo mundo sabe a importância da água em nossa vida, ela constitui 70% da nossa massa corporal, portanto devemos sempre repor este líquido tão precioso afim de evitar possíveis complicações.

Eliminamos água através do suor para manter a temperatura interna ideal e durante uma atividade física esta perda é ainda maior, em exercícios constantes com duração de uma hora, seu corpo perde mais água do que é capaz de produzir, perde-se 0,5 até 3,0 litros, dependendo da intensidade e do tipo de exercício e, se não houver reposição você se desidrata e prejudica sua saúde e seu desempenho.

Portanto, é muito importante consumir a água que o seu organismo gasta todas as vezes que for treinar, principalmente se for durante o verão ou práticas de exercícios ao ar livre, em dias de sol.

Antes dos exercícios

Recomenda-se beber em torno de 500 ml de líquidos cerca de 2 horas antes do exercício para garantir uma boa hidratação e também que haja tempo de eliminar o excesso. E uma ingestão adicional de 250ml a 500ml de líquidos 20 minutos antes para promover uma saturação de líquidos no corpo.

Durante os exercícios

A quantidade de líquidos a ser ingerido vai depender do metabolismo de cada um, do tipo e intensidade do exercício, mas em média é recomendado consumir de 500ml a 2,0 litros por hora de exercício. O melhor é consumir os líquidos frios ou gelados para que a resposta seja mais eficiente. A hidratação deve ser feita a cada 15-20 minutos.

Em exercícios com menos de uma hora de duração, a reposição apenas com água já é suficiente. Agora se o exercício durar mais de uma hora pode ocorrer desequilíbrios de sais minerais, como o sódio. Neste caso é preciso repor com bebidas isotônicas que, além da água, possuem alguns minerais.

Depois dos exercícios

Durante as 12 horas após os exercícios, principalmente as 2 primeiras horas, deve-se ingerir água em grandes quantidades e alimentos ricos em água e minerais. Não é recomendado consumir refrigerantes, cerveja ou café, pois não são eficazes para reidratação.

É importante lembrar, que não é só em dias de treinos que a nutrição e hidratação devem ser cuidadas, essa deve ser uma prática diária, principalmente no verão, onde a atenção deve ser redobrada! Outro fator importanté é que não se deve esperar ter sede para beber água.

E lembre-se, é essencial a supervisão de um nutricionista para orientar da melhor forma sobre a ingestão e quantidade destas bebidas isotônicas.

Gabriela Cuesta 

Nutricionista - CRN-3 35.584

Comente

Últimas