Compras Light para as Festas

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Compras Light para as Festas

Primeiramente, faça uma lista com todos os alimentos que você precisa comprar, para que você não esqueça de nada e também não compre nada a mais do que o necessário. Para isso, é fundamental que você já tenha escolhido as preparações que irá fazer para sua ceia de Natal e Ano Novo.

Daremos algumas dicas de quais alimentos preferir para que sua ceia fique saborosa, mas de forma saudável:

Carnes: Dê preferência ao peru, frango ou peixes, que são carnes mais magras, que possuem menor quantidade de gordura, ao invés de pernil, tender ou carnes vermelhas.

Acompanhamentos: Opte por saladas variadas, suflês e cuscuz de legumes, leguminosas, salpicão, etc. Tudo com bastante legumes e verduras.

Molhos: Utilize temperos naturais, como cebola, alho, tomate, ervas aromáticas, iogurte desnatado, frutas, etc.

Sobremesas: à base de frutas, como mousses, pudins, flans, etc.

Após ter escolhido as preparações e feita a lista dos ingredientes necessários a serem comprados, vamos às compras. Para que fique mais fácil elaborar sua lista, vá por partes, ou melhor, por grupos de alimentos. Primeiro as carnes, depois os cereais, as hortaliças, frutas, sobremesas, bebidas, frutas secas e oleaginosas para enfeitar sua mesa, etc. Alguns itens importantes devem ser observados antes de comprar os alimentos, como por exemplo:

- Data de validade;

- Informação nutricional, dando preferência a alimentos que tenham menos quantidade de gordura saturada, colesterol e sódio;

- Prefira alimentos menos industrializados e mais naturais, ou seja, evite pratos prontos, elabore-os em casa de preferência;

- Verifique aparência do alimento, por exemplo: as aves devem estar acondicionadas em embalagens adequadas, devem ser de consistência firme, cor e odor característico, sem a presença de manchas e coágulos;

- Procure alimentos com preço bom, mas que estejam em perfeito estado de conservação. Muitas vezes, os produtos com descontos estão com prazo de validade vencido ou estão deteriorados, impróprios para o consumo;

- As hortaliças e as frutas são alimentos com preços mais acessíveis, e podem ser utilizadas em diversos pratos culinários, por isso, não esqueça destes ingredientes.

- Compre ervas aromáticas e temperos frescos, ao invés de temperos prontos, pois estes temperos naturais deixarão seus pratos com um toque especial, com menos calorias e mais sabor;

Ao retornar das compras, o próximo passo é armazená-las da maneira correta. Armazene conforme o indicado na embalagem ou siga as seguintes recomendações:

- Alimentos refrigerados devem estar armazenados em temperatura até 6ºC e alimentos congelados devem estar armazenados em temperatura inferior a -18ºC.

Agora é só esperar o dia em que você vai preparar todas estas delícias para sua ceia.

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