Conheça e saboreie algumas frutas exóticas

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Conheça e saboreie algumas frutas exóticas

Apesar de pouco conhecidas, elas são muito nutritivas e saborosas. As frutas são alimentos muito saudáveis, fontes de vitaminas e minerais que ajudam a regular as funções do organismo. As frutas também possuem muitas fibras, que são responsáveis por um bom funcionamento do intestino, podendo também prevenir e diminuir o colesterol elevado, a glicose sangüínea elevada e demais doenças relacionadas. Além disso, elas possuem poucas calorias e pouquíssima gordura. Segundo os dados do POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) 2002-2003, foi detectado que o consumo de frutas da população brasileira é insuficiente, sendo excessivo o consumo de açúcares e gorduras.

Todos devem consumir frutas diariamente. Procure consumir as frutas nos lanches, após as refeições, na ceia, ou até mesmo quando pintar aquela fome. A fruta é uma ótima opção para pessoas que trabalham fora ou para aqueles não tem muito tempo para realizar as refeições intermediárias, podendo ser levadas para qualquer lugar. Apenas não esqueça de lavá-las muito bem antes de consumi-las.

Com as frutas pode-se fazer deliciosos sucos, vitaminas, preparações agridoces, doces em compota, recheios de bolos, tortas, etc... Porém, todos estão acostumados a consumir as frutas tradicionais encontradas em feiras e supermercados como maçã, banana, pêra, mamão, melancia, etc...

Muitos desconhecem que o nosso país é riquíssimo em diversos tipos de frutas. Além disso, é sempre importante conhecer novos sabores e aumentar o nosso paladar. Por isso, Cyber Diet resolveu falar um pouco sobre algumas frutas pouco consumidas, mas muito nutritivas e saborosas:

Physalis: Pequena e delicada, também conhecida como saco de bode , esta fruta possui vitamina A, vitamina C, ferro e fósforo. Possui sabor adocicado, podendo ser utilizada em sucos, geléias, sorvetes, etc... Em 100g da fruta tem-se 49 Kcal.  

Cajá: Fruto do cajazeiro, sua casca é de cor amarela e sua polpa é ácida. Pode ser consumida ao natural ou em sorvetes, sucos, compotas, geléias e licores. 100 g de cajá fornecem 46 kcal.

Ciriguela: É mais freqüente em locais de clima tropical e subtropical, também é utilizada na fabricação de sucos, sorvetes, geléias, etc...

Fruta-pão: É uma fruta grande, redonda e de casca verde. Existe duas variedades, uma com semente a outra não. Os frutos sem sementes podem ser consumidos crus e sua polpa pode ser cozida ou assada. Nos frutos com sementes, a polpa pode ser fervida ou torrada. 100 g da fruta cozida = 121 kcal, 100 g da fruta crua = 96 kcal.

Graviola: Tem casca verde-escura e espinhenta, polpa branca, de sabor e aroma adocicado. Muito utilizada para sucos, cremes, compotas, doces e sorvetes. Encontrada na região nordeste. 100g da polpa da graviola possui 60 kcal.

Sapoti: Casca marrom, seca, com polpa parda, carnuda, doce e saborosa. Pode ser consumida fresca.

Tâmara: Possui grande valor nutritivo, possui ferro e proteína. De sabor doce e suave, pode ser consumida crua ou seca. Quando seca possui mais açúcar, pois o mesmo fica mais concentrado. 100 g de tâmaras fornecem 177 kcal.

Tamarindo: Sua polpa é doce e ácida, sendo consumido fresco, seco ou cristalizado. Usado em doces, refrescos e sorvetes. 100 g de tamarindo contém 231 kcal.    

Atemoya: É o cruzamento da graviola com a pinha. Tem tamanho médio, casca verde e áspera. A polpa é macia e doce. Devendo ser consumida crua.    

Bacuri: De sabor requintado, polpa muito carnuda, branca, cremosa, casca grossa, sabor e cheiro agradáveis, utilizada para sucos, doces, sorvetes, geléias, etc... Cerca de 100 g da fruta fornecem 125 kcal.

Cupuaçu: A polpa do fruto é carnuda e aromática, é doce e azeda ao mesmo tempo, com cheiro forte, própria para doces, refrescos, sorvetes e compotas. Cerca de 100 g possuem 72 kcal.

Pitomba: Doce e azeda, ela é rica em vitamina C. Encontrada no nordeste, na época de sua safra é comum ocorrerem até festas da fruta na região.

Maná: Rica em cálcio e fósforo, vitamina B3, pode ser utilizada em doces, doces cristalizados, geléias, sorvete, etc... As frutas menores são mais saborosas para sucos e seu valor calórico é de 41 kcal em 100 gramas.

Depois de conhecer um pouco mais sobre algumas frutas exóticas, experimente, veja qual a fruta da sua região e aproveite para consumir e ter uma alimentação mais saudável e rica em vitaminas, minerais, fibras e água.

   

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas