Conheça os benefícios da soja preta para a saúde

Pela quantidade significativa de fibras, a soja preta aumenta a sensação de saciedade, ajudando na dieta

Conheça os benefícios da soja preta para a saúde

Que tal se render aos encantos e vantagens da soja preta? Se você acha que a novidade não vale a pena, aqui vão alguns aditivos dessa variedade que a soja amarela não possui: combate o câncer, previne doenças cardiovasculares, controla a diabetes, tem propriedades antioxidantes, melhora o funcionamento do intestino, ajuda na eliminação de gordura e provoca saciedade. Ficou interessada, não é? [link 

A soja preta tem as mesmas qualidades nutricionais do grão amarelo e, por dentro, as duas são idênticas. Mas a casca faz toda a diferença, já que a escura apresenta o dobro da atividade antioxidante e previne a degeneração das células.

A recomendação diária é a mesma da soja comum, cerca de duas colheres (sopa) por dia. Ela ainda pode ser ingerida crua, em patês, saladas, sopas ou cozidas como feijão. Aqui no Brasil é mais comum encontrar a soja preta em forma de farinha, que não perde nenhuma das propriedades benéficas ditas acima e ainda pode integrar sucos e iogurtes.

Veja as vantagens detalhadas dessa novidade saudável:

Conserva melhor os nutrientes

A casca escura do grão de soja ajuda a conservar os nutrientes do alimento quando ele é cozido ou assado, por exemplo. Muitos nutrientes se perdem quando diversos alimentos passam por esse processo, mas a soja preta tem ótima retenção de suas substâncias. Isso torna esses grãos melhores que os amarelos quando a intenção é utilizá-los em receitas quentes, como feijoadas ou sopas.

Xô, gordurinha!

De acordo com um estudo da Universidade Católica da Coreia do Sul, as antocianinas (substância que dá a cor escura à casca) são capazes de interferir na produção de uma substância responsável por queimar a gordura armazenada. Além disso, a soja preta é rica em proteínas e sua digestão reduz a produção de insulina - que é responsável por impedir que a gordura abdominal seja quebrada com eficiência.

Controle do diabetes

O alto teor de fibras da soja preta controla eficientemente os níveis de glicose no sangue, evitando os temidos picos de insulina. Além disso, a gordura abdominal também é um fator de risco para diabetes e a redução auxiliada pelas antocianinas ajuda na proteção contra a doença.

Potência antirrugas

Tanto a soja amarela quanto a preta são ricas nos antioxidantes chamados fitoesteróis, mas a versão escura contém cerca de cinco a sete vezes mais da substância. Esse componente é um dos maiores aliados na prevenção do envelhecimento precoce. Inclusive, os brotos da soja preta chegam a ser utilizados na fabricação de cremes antirrugas na Ásia e Europa.

Amiga do coração

As antocianinas já citadas impedem a oxidação do colesterol do sangue. Isso é ótimo porque quando esse tal colesterol oxida pode obstruir os vasos sanguíneos, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares.

Aliada contra o câncer

Segundo outro estudo feito pela Universidade Católica da Coreia do Sul, as antocianinas presentes na casca da soja preta podem ser capazes de induzir células cancerosas a se autodestruírem. Os antioxidantes abundantes no alimento também auxiliam na destruição dos radicais livres, substâncias presentes naturalmente em nosso corpo e relacionadas a um maior risco de câncer.

Sacia e ajuda o intestino

Por conter quantidade significativa de fibras, a soja preta estimula a mastigação e diminui o esvaziamento gástrico, provocando sensação de saciedade e ajudando na dieta. As fibras também auxiliam a produção de bactérias benéficas aos intestinos, estimulando o desenvolvimento da flora intestinal e dando fim a problemas como prisão de ventre.

Juliany Bernardo (MBPress)


Comente

Últimas