Conhecendo a culinária Brasileira - Região Nordeste

Conhecendo a culinária Brasileira  Região Nordeste

Moqueca

Hoje mostraremos pra você a culinária da região norte, nordeste e centro-oeste, em continuação às nossas matérias sobre a culinária brasileira.

Região Nordeste

Formada pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Sob influência européia, africana e indígena a culinária nordestina é bem variada.

Alagoas - Sua culinária é baseada em peixes, camarões, frutos do mar, preparados à base de leite de côco. O prato mais típico é o sururu de capote, além desse, você encontra peixadas com pirão regadas ao molho de pimenta e muito leite de côco, cuscuz de milho, batata doce, inhame, macaxeira com carne de sol, canjica, arroz doce, pamonha. As frutas consumidas são mangaba, pitanga, sapoti, pinha, graviola, cajá, cajú, acerola, etc.

Bahia - Predomina a cultura africana, tendo três ingredientes básicos: leite de côco, azeite de dendê e a pimenta. Muitos apreciam os deliciosos pratos deste estado, entre eles podemos citar o bobó de camarão, moquecas, acarajé, vatapá, buchada de bode, sarapatel, mocotó. Podemos destacar os seguintes doces: ambrosia, doce de carambola, pitomba, cocada, doces com ovos e suco de umbu.

Ceará - A cozinha cearense é conhecida pelos frutos do mar, como o camarão, caranguejo e a lagosta, além de outras preparações regionais.

Maranhão - Camarão, sururu, caranguejo, robalo, tainha, surubim e outros peixes de água salgada e doce você vai encontrar neste estado. Os pratos típicos são os seguintes: galinha ao molho pardo, carne de sol, mocotó, todos acompanhados com farinha, também o arroz de cuxá e a casquinha de caranguejo. Os doces são feitos com as frutas típicas: bacuri, buriti, jenipapo, tamarindo, cajú, etc.

Paraíba - Assim como nos demais estados dessa região, os pratos são feitos com frutos do mar, além de carne de sol, feita depois que descansa no leite, tornando a carne mais macia e saborosa. Outros alimentos muito consumidos neste local: queijo de coalho, feijão verde, macaxeira e outros.

Pernambuco - Melado com queijo coalho, rabada, sarapatel e galinha à gabidela, buchada de bode, carne de sol com purê de macaxeira são pratos típicos desta região.

Piauí - Na culinária piauiense utiliza-se muito no preparo dos pratos: coentro, cebolinha e corante natural extraído do urucum, a farinha de mandioca também é muito consumida para complementação dos pratos. Os doces mais apreciados são as compotas de cajú, manga, goiaba e doces de casca de laranja e limão.

Rio Grande do Norte - Derivadas da atividade pecuária, podemos destacar as seguintes preparações típicas desta região: carne de sol, coalhada, manteiga de garrafa, etc. O leite de côco também é muito utilizado nas preparações. A paçoca, o bolo de rolo, pudim de macaxeira e o doce de caju em calda são alguns doces típicos.

Sergipe - Os principais ingredientes da cozinha sergipana são os frutos do mar e o milho. Moquecas, caranguejadas, carne seca com jerimum, arroz de leite, sequilho de milho, canjica, pamonhas, cuscuz.

Conhecendo a culinária Brasileira  Região Nordeste

Pontos positivos: Culinária muita saborosa, com cores e aromas, deixando qualquer pessoa de água na boca. O consumo de água de côco é comum entre os habitantes desta região. Esta bebida é um ótimo isotônico natural. Além disso, o peixe e frutos do mar estão presentes com freqüência.

Ponto negativo: Como a maioria dos pratos tem como ingredientes o leite de côco e o azeite de dendê, as preparações tornam-se muito calóricas e com alto teor de gordura, por isso, muito cuidado para não extrapolar na quantidade. Os temperos e pimenta são carregados, o que pode causar irritação gástrica.

Comente

Últimas