Conhecendo a Culinária Brasileira - Região Norte

Conhecendo a Culinária Brasileira  Região Norte

Açaí

Hoje mostraremos pra você a culinária da região norte, nordeste e centro-oeste, em continuação às nossas matérias sobre a culinária brasileira.

Região Norte

Composta pelos estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins. A culinária desta região tem influência indígena e se divide em frutos do mar e frutos da terra. Podemos encontrar um clima quente e úmido.

Pratos e bebidas típicos

Roraima - Neste estado você encontra opções variadas. Não possui uma comida tipicamente regional. Podemos encontrar os seguintes pratos: carne de sol, paçoca com banana, feita com a mistura de farinha, banana e carne de sol, tapioca feita de goma de macaxeira, guisado de galinha, caldeirada, etc. Entre as frutas podemos destacar: cupuaçu, graviola, buriti e açaí.

Amazonas - A culinária amazonense é uma das mais exóticas do país. Tem forte influência indígena. O peixe é a base da alimentação e os pratos são temperados com pimenta, herança dos índios que não conheciam o sal. Neste local temos à nossa disposição peixes de água doce e deliciosos pratos como, pato no tucupi, tacacá, tambaqui na brasa, pamonha, doce de buriti, pudim de cupuaçu, etc.

Acre - No acre temos uma mistura da cozinha nordestina, paraense, síria e libanesa. Os seguintes pratos são apreciados: carne de sol, baião de dois, cuscuz de milho, pamonha, tapioca, quibe cru e frito, tabule, esfihas, macaxeira cozida e doces como cocadas, bananadas, açaí, graviola, buriti, cajá e outras frutas típicas.

Rondônia - Assim como nos demais estados, em Rondônia a culinária é a base de peixe, também com influência indígena. Possui pratos variados, de outros estados, como caruru, caldeirada de tucunaré, pato no tucupi, tacacá, munguzá e doces de buriti.

Pará - Na culinária paraense há predomínio de influências indígenas e grande utilização de produtos oriundos da floresta amazônica. A base da cozinha do Pará é a mandioca, utilizada no preparo de beijus, pirões e mingaus. Encontramos em diversas preparações também a castanha-do-Pará. Outras preparações como pato no tucupi, maniçoba, jambu e tacacá também são bastante consumidos.

Amapá - Neste local podemos destacar pratos como o tucunaré recheado, maniçoba, pescada da gurijuba, camarão ao bafo, etc. Na sobremesa são consumidas as frutas típicas: bacuri, mucajá, murici, pequiá e outras.

Tocantins - Tem predomínio da cozinha indígena, portuguesa, paulista e mineira. Encontramos neste estado, arroz com pequi, feijão tropeiro, galinhada, peixe na telha e outras preparações.

Conhecendo a Culinária Brasileira  Região Norte

Pontos positivos: O consumo de peixe é elevado, tornando o prato do nortista mais saudável, devido às propriedades benéficas deste alimento. O consumo de frutas regionais também é um hábito saudável.

Ponto negativo: Observarmos que nesta região, os alimentos fontes de carboidratos e proteínas estão presentes, porém não verificamos o consumo freqüente de saladas com verduras e legumes, que fornecem vitaminas e minerais importantíssimos para a saúde.

Comente

Últimas