Conhecendo a Culinária Brasileira - Regiões Sul e Sudeste

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Conhecendo a Culinária Brasileira

Nesta e na próxima semana, Cyber Diet vai mostrar um pouco da culinária de cada região do Brasil. Você vai saber os pratos típicos, informações nutricionais e os principais pontos positivos e negativos sobre alimentação de cada região.Na matéria de hoje abordaremos a região sul e sudeste.

Região Sul

Constituída pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, possui grande influencia européia, principalmente italiana e alemã. Nesta região a temperatura é a mais baixa do Brasil. Em certas cidades, a temperatura chega a ficar abaixo de zero. Com o frio, aumentamos nosso consumo calórico diário?

Pratos e bebidas típicas

Paraná: Com influência portuguesa, alemã, italiana, polonesa-ucraniana. O barreado é o prato típico deste estado. A preparação é feita em panela de barro, preparado com charque, toucinho e temperos, servido com banana assada, batata, farinha ou pirão. Entre outros pratos, podemos destacar a tainha na telha e a caçarola italiana.

Santa Catarina: Assim como no Paraná, este estado tem influência portuguesa, italiana e polonesa-ucraniana. Podemos encontrar broinha de fubá, marreco recheado, costela de porco cozida, repolho roxo refogado, strudel de maçã, pratos à base de frutos do mar, siris, camarões, lagostas, etc.

Rio grande do Sul: Churrasco, este é o prato tradicional. É feito com pedaços grandes de carnes, em fogo de lenha. Conforme vai assando as partes externas, essas partes são fatiadas até que as partes internas assem também. O único tempero utilizado é o sal grosso, para que permaneça o gosto original da carne assada no calor da brasa.

O chimarrão é outro marco do Rio Grande do Sul, é uma erva com sabor amargo, servido quente e sorvido pela bomba, contido numa cuia. É uma tradição entre os gaúchos.

Não podemos deixar de falar também do arroz de carreteiro, puchero, feijão campeiro, ambrosia, papo de anjo, doce de ovos e frutas cristalizadas e em calda.

Conhecendo a Culinária Brasileira

Pontos positivos: Na culinária do sul, podemos destacar os efeitos benéficos encontrados na erva do chimarrão e no vinho, que é consumido com freqüência. O custo das refeições é mais acessível.

Pontos negativos: Devido às baixas temperaturas, os pratos são muito elaborados, e possuem muita gordura saturada, que faz mal à saúde e os torna muito calóricos. Por isso, moderação é fundamental.

Região Sudeste

Formada pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Esta é a região mais populosa do Brasil, onde se encontra diversos tipos de culinária, que agrada aos paladares mais requintados. São Paulo é uma das capitais mundiais da gastronomia, é o lugar onde você pode comer o trivial: arroz, feijão, bife e batata frita e também pratos de outras regiões e países.

Pratos e bebidas típicos

Espírito Santo: A cozinha é baseada em peixes e frutos do mar, tendo como principais pratos típicos: a moqueca capixaba, muma de siri, peroá frito, moqueca de banana da terra, bolinho de arroz, beiju de tapioca e bolo de mandioca. Para o preparo dos pratos salgados utiliza-se bastante o urucum.

Minas Gerais: A carne de porco é o alimento principal da cozinha mineira, acompanhado de feijão, farinha, couve, mandioca, etc. Outro marco desta região é o famoso pão de queijo, presente na mesa de café da manhã da maioria do mineiros. Não podemos esquecer de destacar os famosos doces, como: doce de leite, ambrosia, suspiro, ovos queimados e outros.

Rio de Janeiro: Os cariocas adotam pratos culinários de todo o país, mas têm uma certa influência portuguesa. Os pratos típicos deste local são a feijoada completa, o caldo verde, o bacalhau e outros.

São Paulo: No Brasil, o principal pólo gastronômico é a cidade de São Paulo. A cozinha trivial paulistana tem como base o arroz, feijão e o prato principal, que pode ser bife, carne moída ou assada, frango, lingüiça, além da batata frita e a salada de alface e tomate.

A culinária Italiana também está muito presente em São Paulo, onde você encontra grande variedade de massas, molhos e pizzas. Em alguns locais podemos encontrar também a culinária japonesa, como tempurá, sushi, sashimi, etc.

O café é também muito consumido neste estado, sendo bebido principalmente nos intervalos das refeições. Podemos destacar alguns hábitos alimentares dos paulistanos: pingado com pão na chapa, açaí na tigela, sanduíche natural, prato feito, fast food e refeição em restaurantes self service ou por quilo.

Conhecendo a Culinária Brasileira

Ponto positivo: Nesta região a variedade na culinária é muito grande, onde você pode optar por alimentos mais saudáveis, além do peixe estar muito presente. A variedade com pratos regionais e internacionais também é um ponto positivo.

Pontos negativos: O fast food presente em todas as grandes cidades, principalmente no Sudeste é rico em gordura saturada e calorias e deve ser limitado na alimentação. Algumas preparações do estado de Minas Gerais também possuem grande quantidade de gordura saturada e colesterol. Cuidado com os excessos.      

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas