Cuide da sua Alimentação no Primeiro Verão do Milênio!

Cuide da sua Alimentação no Primeiro Verão do Milê

Após as festas de fim de ano é hora de voltar a cuidar de sua alimentação. Lembre-se da promessa de que no Ano Novo (e também, no Século ou no Milênio Novo) você manteria seu peso ou até mesmo perderia os quilinhos extras?Pois então! A sua hora chegou, mas sem sacrifícios.

Com as dicas que lhe daremos você saberá quais os melhores alimentos a serem consumidos e quais não permitirão que seu corpo fique fora de forma!

A receita principal para evitar que os ponteiros da balança subam durante o verão (e em todas as épocas do ano) é ter uma alimentação variada, na qual você possa comer de tudo, mas com moderação. Tentar perder ou manter o peso às custas de "greves de fome" ou dietas extremamente restritivas são muito prejudiciais para a saúde.

Anote as dicas abaixo para você manter o seu peso no lugar durante todo o verão:

1 - Hidratação

Normalmente, necessitamos de 8 copos grandes (de 250 mL cada) por dia de líquidos (água, água-de-coco, sucos de frutas, chás) para podermos repor o que gastamos através da urina, fezes, respiração e suor. No verão, com o aumento da temperatura, a necessidade de ingestão de líquidos aumenta, e dessa forma, o consumo deverá ser, em média, de 10 a 12 copos grandes. Na lista de líquidos não incluímos as bebidas alcoólicas, pois estas são diuréticas (ou seja, estimulam a formação de urina, com a conseqüente perda excessiva de água do organismo).

2 - Alimentação

Privilegie os alimentos pouco calóricos, mas ricos em vitaminas, minerais e fibras, tais como as frutas, verduras e legumes. O consumo de sucos de frutas e legumes naturais (tanto como acompanhamento das refeições, como nos intervalos) e de saladas (temperadas com limão, iogurte, ervas naturais, mostarda, sal e um fio de azeite de oliva) só trazem benefícios para sua saúde. Portanto, inclua-os em seu cardápio diariamente!

Veja as receitas de sucos naturais que selecionamos para você. Eles são naturais, possuem baixas calorias e são ricos em nutrientes, principalmente beta-caroteno (precursor da Vitamina A no organismo) e Vitamina C, fundamentais para a beleza da pele e do bronzeado.

Receita de Sucos Naturais

Cuide da sua Alimentação no Primeiro Verão do Milê

Inclua os cereais e seus derivados (arroz, milho, aveia, pão, torrada, macarrão) assim como os tubérculos (batata, batata-doce, mandioquinha, mandioca, abóbora) em todas as suas refeições, pois, são alimentos ricos em vitaminas do complexo B e carboidrato, sendo que o último é um nutriente essencial, para o fornecimento de energia para todo o organismo (em especial, para o cérebro e os músculos). Além disso, o carboidrato fornece menos da metade das calorias da gordura (1 grama de carboidrato fornece 4 calorias e 1 grama de gordura fornece 9 calorias), dessa forma, não há melhor fonte de energia para quem está querendo manter a forma!

Controle o consumo das gorduras, evitando principalmente, as de origem animal (toucinho, banha, bacon, manteiga, creme de leite) por conterem colesterol. Dê preferência às gorduras de origem vegetal (margarina, óleos como: canola, girassol, milho, soja e azeite de oliva). Lembre-se que as gorduras também estão presentes de forma "mascarada" - em muitos petiscos (como salgadinhos, amendoins, castanhas, calabresa fatiada), nos alimentos fritos em imersão no óleo (como batata, camarão, lula, empanados, bolinhos, etc), nos queijos amarelos (mussarela, prato, provolone, parmesão, etc), nas maioneses e patês industrializados, nos doces (chocolates, bolos e bolachas com recheio) e sorvetes de massa. Sendo assim, as pessoas que desejam manter o corpo esbelto ao longo do verão (e do ano inteiro, também), poderão consumir os alimentos citados, desde que seja com moderação.

Mas para quem deseja ficar longe das gorduras, uma boa opção é consumir alimentos substitutos, menos calóricos e mais saudáveis. Veja quais são eles, no quadro abaixo:

Cuide da sua Alimentação no Primeiro Verão do Milê

3 - Freqüência das Refeições

Nunca pule refeições e jamais fique um dia inteiro consumindo apenas 1 único alimento. Esse tipo de atitude desregula o funcionamento geral do organismo, prejudicando-o. O ideal é fazer 5 refeições diárias: 3 principais (café da manhã, almoço e jantar) e 2 pequenos lanches, nos intervalos. Além disso, o café da manhã e o almoço deverão ser mais "reforçados" que o jantar, pois o gasto energético durante o dia é maior que à noite.

Como deu para perceber, manter a saúde e a forma no verão e durante todo o ano não é tarefa impossível! Basta ter bom senso e, principalmente, determinação para manter o peso na medida adequada!

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