Dê um Sorriso Saudável!

Dê um Sorriso Saudável

Além da higienização adequada dos dentes e da gengiva, é fundamental dar uma atenção especial para a sua alimentação na hora de tratar do sorriso. A boca é a porta de entrada dos alimentos, mas também é um 'cartão de visita', pois, onde quer que estejamos, utilizamos a boca para nos apresentar, para falar e sorrir.

Para que você possa esboçar um sorriso saudável, preparamos esta matéria, onde você vai entender como os alimentos podem auxiliar ou prejudicar o bem estar da sua boca. Afinal, dentes bonitos e um bom hálito são condições necessárias para se ter boas relações sociais.

Dentes mais fortes

Alguns nutrientes são capazes de fortificar os dentes e torná-los mais resistentes à ação de bactérias fermentadoras - produtoras de ácidos - que prejudicam o esmalte dentário. O alto consumo de guloseimas (balas, chicletes, chocolates, biscoitos, caramelos) durante o dia leva a formação da placa bacteriana nos dentes. É importante ficar atento àquele cafezinho cheio de açúcar no meio da tarde, que pode parece inocente, mas também favorece ao aparecimento de cáries.

A acidez provocada pelas bactérias altera o estado normal da boca, levando a desmineralização (perda de minerais) do esmalte, resultando nas cáries. Depois que elas aparecem, deve-se tratá-las com um cirurgião-dentista. Mas lembre-se: os buraquinhos formados nos dentes podem ser preenchidos com resinas ou outros materiais, mas, de forma nenhuma, conseguem substituir o dente original.

Solução através dos alimentos

Para evitar o problema da cárie dental, veja abaixo, os principais nutrientes que agem prevenindo os seus dentes e abuse de alimentos saudáveis no seu dia-a-dia. Confira:

  • Flúor
  • Praticamente todo o flúor presente no organismo está presente nos tecidos calcificados (ossos e dentes) e este mineral auxilia na prevenção de cáries. O fluoreto tem a habilidade de incorporar ânions na estrutura dos dentes, resultando em uma substância rígida, mais resistente à ação dos ácidos produzidos pelas bactérias cariogênicas. Além disso, o flúor é capaz de inibir a formação de ácidos agressores do esmalte dentário, originados pelas bactérias. Os peixes são alimentos ricos em flúor, mas a água potável que consumimos é a mais importante fonte natural deste mineral. Por isso, nada de desculpas! Além de hidratar o seu organismo, a água carrega com ela este mineral, que é protetor dos seus dentes e que não pode faltar na sua alimentação.

  • Cálcio e Vitamina D
  • O cálcio é indispensável para a formação e para a manutenção dos dentes, fazendo um papel determinante na estrutura dental. Para garantir um sorriso cheio de força, consuma diariamente leite, queijos, iogurtes, vegetais verde-escuros e peixes enlatados com espinhas, que são os principais alimentos ricos em cálcio. Algumas oleaginosas (como gergelim e amêndoas) também fornecem este mineral, mas são muito gordurosos e, por isso, devem ser consumidos com moderação.

    A vitamina D é responsável por captar o cálcio no momento da absorção de nutrientes no intestino, por isso, se o seu corpo tiver uma boa reserva desta vitamina, o cálcio também será bem aproveitado. A vitamina D está presente no óleo de fígado e de peixe, na manteiga e na gema do ovo. Para melhorar ainda mais a ação da vitamina D, tome sol regularmente, mas claro, com moderação, pois os raios ultravioletas ajudam na obtenção da vitamina D e, conseqüentemente, na fixação do cálcio nos dentes.

    Para ter gengivas saudáveis é necessário garantir o aporte de algumas vitaminas na sua alimentação.

    Comente

    Últimas