Delícias juninas

Delícias juninas

Durante todo o mês de junho são comemoradas as "Festas Juninas", que têm como tema principal o dia de alguns santos da igreja católica, como São João, São Pedro e Santo Antônio, conhecido por seus "dotes casamenteiros".

Para aquecer as noites de festa, as pessoas acendem fogueiras e fazem cantigas de rodas, uma maneira bastante especial de alegrar e integrar as pessoas.

Nesta época do ano há quermesses em vários lugares: ruas, praças de igrejas, escolas, faculdades e muitas vezes, até no local de trabalho. As guloseimas são inúmeras: paçoca, curau, bolos de milho e fubá, além do quentão e do vinho quente, que não podem faltar, para esquentar as festas, que geralmente acontecem ao ar livre.

Procure não consumir mais do que uma porção das receitas, para não sentir as 'seqüelas na balança'. E não belisque, faça da festa uma refeição completa. Se você tomar aquela sopinha para forrar antes de sair de casa só estará somando as calorias. A nossa proposta é que você comemore esse período de festas com seus amigos e familiares, consumindo um pouquinho de cada alimento que aprecia, sem sair da linha!

Alguns alimentos são ingredientes indispensáveis para as receitas de festa junina, dentre eles milho, amendoim, abóbora, coco e batata doce. Confira a importância nutricional destes alimentos e algumas receitas deliciosas:

Receitinhas Típicas: pé-de-moleque, cocada, quentão, paçoquinha, mmmm... (leia mais)

Milho: pamonha, bolo de milho, curau e etc... Este cereal não pode faltar de jeito nenhum! (leia mais)

Comente

Últimas