Dieta Anti-TPM

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Dieta AntiTPM

Neste mês das mulheres, pensei em escrever algo que fosse relacionado ao mundo feminino, logo me veio à cabeça um tema muito comentado e sofrido por quase todas as mulheres: TPM.

Os sintomas podem variar de uma mulher para a outra, mas geralmente são: retenção de líquidos, inchaço, mudanças de humor e irritabilidade, dores de cabeça, cólicas, e outros muitos sintomas. A provável explicação para tudo isso se deve às alterações hormonais.

Ter uma alimentação saudável, balanceada pode ajudar muito no combate aos sintomas, além da prática regular de exercícios.

Veja a seguir alguns alimentos indicados e outros que devem ser evitados:

  • Carboidratos integrais (pães, biscoitos, aveia, farelo de trigo, arroz, etc) e as frutas São alimentos que auxiliam na absorção do triptofano (um aminoácido que ajuda na síntese de serotonina, o hormônio do bem-estar). Além de ser fonte de fibras que aumentam a saciedade.
  • Germe de trigo, nozes, amendoim, óleos vegetais, carnes: fontes de vitamina E, um poderoso antioxidante que pode diminuir os sintomas de ansiedade e as dores no seio.
  • Leite, queijo, iogurte, peixes, vegetais de folha verde escura: com o consumo adequado deste grupo alimentar, você diminui as chances de desenvolver a osteoporose. Prefira o leite desnatado e os queijos brancos.
  • Soja: a isoflavona presente na soja colabora em regular o hormônio estrógeno.
  • Peixe, frango, carne de porco, fígado, rim e ovos: ricos em vitamina B6, que melhora o sono, diminui o estresse e regula o clico menstrual.
  • Água, suco de fruta natural, água de coco e chás claros: hidratam e faz você urinar bastante, e dessa forma reterá menos líquidos.
  • Melancia: fonte de magnésio, um dos nutrientes mais perdidos na TPM. Além disso, a melancia contém bastante água, diminuindo o inchaço.
  • Evite

  • Embutidos, produtos industrializados, sal, refrigerante: são alimentos ricos em sódio, que em excesso faz com que você retenha líquidos.
  • Café e chá preto: assim como o refrigerante, essas bebidas contem cafeína, que é em excesso pode causar irritabilidade.
  • Bebida alcoólica: podem provocar a queda de açúcar no sangue.
  • Adquira bons hábitos alimentares e acabe com a TPM!

    • Facebook
    • Pinterest
    • Twitter
    • Google+

    Comente

    Últimas