Dieta no fim de semana

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Trocas alimentares para não prejudicar a dieta no final de semana

Dieta no fim de semana

Um dos maiores medos de quem começa a fazer dieta é saber como passar pelo final de semana e os dias fora da rotina sem prejudicar todo seu esforço de durante a semana em fazer tudo certinho. Mas veja que é possível comer o que se gosta de forma saudável e com moderação, isto é, unir prazer com saúde. Nessa matéria vamos te dar algumas dicas:

- No café da manhã: Primeiramente é fundamental que se realize essa refeição todos os dias. Muitos a deixam de lado no fim de semana, isso é um erro. Ter um café da manhã equilibrado vai te ajudar a se controlar melhor diante das "tentações" que podem surgir no decorrer do dia.

Troque o pão francês pelo pão ou torrada integral ou por uma porção de cereais como: aveia, linhaça, flocos de milho, granola. Você pode consumir o cereal com iogurte ou frutas. Escolha apenas uma opção dessas sugestões fontes de carboidrato. Troque o leite integral pelo leite ou iogurte desnatado.

Prefira os queijos brancos (ricota, cottage), ao invés dos queijos amarelos. A fruta ou o suco de fruta natural sem açúcar também são excelentes pedidas.

Se você gosta de acordar um pouco mais tarde, mas ainda resta pelo menos duas horas antes do almoço, faça essa refeição normalmente. Caso você acorde bem mais tarde, próximo ao horário do almoço, consuma algo mais leve, como, por exemplo uma fruta ou um suco de fruta natural.

- No almoço: Para o almoço de domingo o prato escolhido pela família foi um filé a parmegiana, ou outros prato bastante calórico. Como proceder, comer moderadamente ou substituir?

Se você seguiu a risca a reeducação alimentar durante a semana e não abusou de frituras e alimentos gordurosos, você pode comer algo mais "pesado" no almoço de domingo, por exemplo. Evite o exagero, ou seja, comer porções grandes e também evite ter vários alimentos no prato que são muito calóricos. Por exemplo: filé à parmegiana, arroz, batata frita, banana à milanesa, etc. Troque a batata frita por salada e exclua a banana à milanesa.

Se você gosta de massa, evite as com recheio e escolha molho ao sugo ou à bolonhesa.

Comida japonesa é uma ótima opção, mas cuidado com as friturinhas dos rodízios. Prefira o sushi, sashimi, temaki, etc.

- Sobremesa: A sobremesa vai depender da escolha do almoço, se você comeu algo mais calórico e "pesado" na refeição, prefira fruta, gelatina, flan, picolé de fruta, mas se você comeu algo mais "leve" no almoço e adora uma sobremesa mais elaborada, consuma uma porção pequena.

O chocolate meio amargo tem propriedades interessantes à saúde e pode ser uma opção para a sobremesa. De 10g a 20g é a quantidade ideal.

- Lanche da tarde: Se você estiver na rua pode optar por um salgado assado, por exemplo: um pastel de forno ou uma esfiha com um copo de suco de fruta natural. Ou até mesmo uma fatia pequena de bolo caseiro com uma xícara de chá. Ou um chocolate quente pequeno. Caso esteja em casa aposte na fruta, iogurte, oleaginosas (castanha-do-Pará).

- Jantar ou lanche: Que tal manter a tradição da pizza, mas de uma forma mais saudável. Você já experimentou a pizza de frigideira integral? Você encontra em supermercados, fica pronto rapidinho. Utilize ingredientes saudáveis como: atum, frango desfiado, alho poró, queijo branco, molho de tomate, ervilha, milho, tomate, cenoura ralada, cebola, palmito, brócolis, espinafre e outras folhas. Você pode trocar a pizza por pão sírio, wrap.

Mas se for a uma pizzaria, evite as pizzas com recheio muito calóricos como: calabresa, catupiry, bacon, 4 queijos. Hoje em dia, muitas pizzarias têm em seu cardápio opções de pizzas light, com ingredientes mais saudáveis e menos calóricos.

- Bebida alcoólica: Para muitos passar o fim de semana sem um copo de cerveja ou uma taça de vinho é uma tortura! Pois bem, se for apenas uma taça ou um copo e houver moderação na alimentação, acredito que não irá prejudicar a sua dieta, mas se for muitos copos, taças, com certeza. Então pense bem se vale a pena: será que não é melhor resistir e deixar para exagerar na comemoração de quando você conquistar seu objetivo de peso? 

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas