Dieta Vegetariana

Dieta Vegetariana

O termo "vegetariano" se aplica a todas as pessoas que excluem de sua alimentação o consumo de todo tipo de carne (boi, porco, peixe, frutos do mar, frango e outras aves).

Eles podem se dividir em 2 grupos: os que além de carne não consomem também nenhum tipo de alimento de origem animal (os vegetarianos restritos) e os que consomem leite e seus derivados, e ovos (ovo-lacto-vegetarianos).

A maior preocupação que se deve ter ao adotar uma dieta vegetariana é quanto a ingestão adequada de proteínas.

A proteína de origem animal (de alto valor biológico) é a principal fonte de ferro e única fonte de vitamina B12, responsável pela manutenção da estrutura do sistema nervoso e na maturação das células sanguíneas.

O ferro deve ter atenção especial tanto dos vegetarianos restritos quanto dos ovo-lacto-vegetarianos, pois apesar de alguns vegetais serem fonte de ferro, eles se encontram na forma não-heme que é menos absorvida pelo organismo.

Com relação a vitamina B12, somente os restritos devem ter maior atenção, já que os ovo-lacto-vegetarianos conseguem com a ingestão diária de ovo, leite e seus derivados consumir quantidade adequada de vitamina B12.

Outro tipo de vegetarino que muito tem se falado é o chamado vegetariano vegan ou vegana. O vegan segue o mesmo tipo de dieta do vegetariano restrito, mas além de não consumir nenhum alimento de origem animal, nem mel e gelatina, ele também não utiliza nenhum produto de origem animal, mesmo os não alimentícios.

Na verdade, o veganismo não é um tipo de dieta e sim uma filosofia baseada no direito dos animais.

Apesar das possíveis deficiências de ferro e vitamina B12 que uma dieta vegetariana pode acarretar, pessoas que optam por seguí-la, tendem a apresentar menor nível de colesterol sanguíneo, o que contribui para um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

O que podemos concluir é que quando bem planejada, uma alimentação vegetariana pode ser capaz de atender as necessidades nutricionais, mas é essencial que tenha um acompanhamento nutricional para garantir a combinação adequada dos alimentos e não prejudicar a sua saúde.

Comente

Últimas