É época de Morango!

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É época de Morango

Agosto, setembro e outubro são os meses onde o morango é abundante. É a safra da fruta, que além de deliciosa, é nutritiva e vai bem em diversas preparações.

Por volta da década de 60 se iniciou o plantio de morango aqui no Brasil e desde então a produção desta fruta cresce cada vez mais, pois é grande a demanda.

Como estamos na época de colheita, vamos mostrar para você, as propriedades nutricionais do morango, comentar sobre a presença dos agrotóxicos e como proceder na hora da compra e armazenamento entre outras dicas e sugestões.

Propriedades nutricionais

O morango fornece poucas calorias, 5 morangos (de tamanho médio) fornecem 24 kcal. Quanto às vitaminas, podemos encontrar a vitamina C, que ajuda na cicatrização, atua contra infecções, colabora com absorção de ferro no organismo, entre outras funções.

O potássio também está presente no morango, mineral que exerce papel na atividade dos músculos, atua na transmissão nervosa, na tonicidade muscular, na função renal e na contração da musculatura cardíaca.

Além da vitamina C e do potássio, podemos destacar que na composição do morango encontramos niacina, ferro e fibras.

Cuidado com os Agrotóxicos!

Realmente esta fruta é uma das mais contaminadas por agrotóxicos. Muitos agricultores visam uma farta colheita, pensando apenas no lucro e acabam por utilizar agrotóxicos e outros produtos químicos em quantidades excessivas.

Os orgânicos podem ser uma saída, ou seja, as pessoas que puderem consumir esta linha de produtos devem investir nesta alternativa. Dessa maneira você estará garantindo mais saúde para você.

Outra dica é consumir o morango somente na época adequada, ou seja, nos meses indicados para sua colheita.

Compra e armazenamento

Na hora da compra, verifique o estado dos morangos, eles devem estar vermelhos, talos bem verdes, sem manchas ou partes amolecidas. Recomenda-se não guardar os morangos por muito tempo (no máximo três dias). Devem ser conservados na geladeira, sem ser lavados, pois a água favorece o apodrecimento. Procure não guardar os morangos cortados, pois elimina nutrientes, guarde-os sempre inteiros.

Por tratar-se de um fruto rasteiro torna-se necessário uma higienização adequada. Devem ser limpos em água corrente e depois devem ser deixados de molho em uma solução de 1 litro de água com 1 colher (sopa) de hipoclorito de sódio por 30 minutos. O morango é uma fruta muito delicada, por isso deve ser manipulada o mínimo possível.

Preparações com o Morango

Inúmeras preparações podem ser realizadas com o morango. A combinação morango com chantilly por exemplo é uma excelente idéia, porém, 1 taça de morango com chantilly pode fornecer aproximadamente 210 kcal, por isso, cuidado com os excessos. Além desta combinação, o morango é utilizado para o recheio de bolos, tortas, biscoitos, geléias, mousses, enfim, basta ter criatividade que qualquer preparação vai ficar saborosa com esta frutinha.

Pensando nos leitores de Cyber Diet que desejam apreciar o morango nesta época propícia, mas que desejam manter a boa forma, selecionamos 3 receitas com poucas calorias, da coluna "Receita light", para que você possa saborear sem se preocupar em adquirir os quilinhos a mais. Porém, não esqueça o segredinho de sempre, consuma com moderação.

Crepe de Morangos LightCharlotte de morangoRocambole de Morangos Diet
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