Emagrecer rápido

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Emagrecer rápido

Na ansiedade de conquistar um corpo mais magro, muitas pessoas recorrem a dietas milagrosas para emagrecer o mais rápido possível. Só que muitas delas não sabem dos prejuízos dessa prática tanto para a saúde, como para a manutenção de peso posteriormente.

A restrição excessiva de calorias é a primeira opção de quem deseja eliminar peso rápido, e quanto menos calorias mais rápido atinge o objetivo.

Restringir muito as calorias vai fazer com que seu organismo mobilize as reservas de proteínas e gorduras, ou seja, haverá uma adaptação para obtenção de energia. Assim você perde massa magra (músculo) e gordura ao mesmo tempo. Além do metabolismo ficar mais lento, apresentando sintomas como fraqueza, cansaço e dores de cabeça.

Além disso, essa restrição pode levar a doenças associadas a falta de minerais e vitaminas, como: anemia, problemas na visão, além disso pode ocorrer o enfraquecimento do sistema imunológico levando a uma maior exposição do indivíduo a doenças e infecções.

Cortar carboidratos é outra "opção" muito utilizada para quem que eliminar peso rapidamente. Mas o consumo excessivo de alimentos fonte de proteínas resulta em perda de peso rápida causada pela diurese (aumento da urina) associada a uma excreção de cetonas (resultado da quebra da gordura).

A perda de peso referente à água é rapidamente recuperada, há um baixo teor de ferro, cálcio e, às vezes, vitamina B12. A ingestão de alimentos ricos em proteínas aumenta a quantidade de gordura saturada e colesterol no organismo, o que provoca risco de doenças cardíacas.

O efeito platô é um problema que afeta pessoas que fazem dietas muito restritivas, pois o organismo acaba se adaptando a restrição e você acaba tendo dificuldade de eliminar mais peso. Ou seja, você elimina bastante peso no começo, mas depois não consegue eliminar mais.

Como não há uma mudança de hábitos alimentares e de vida, as chances de voltar a ganhar peso são enormes e o efeito sanfona se tornará freqüente.

Portanto, se você deseja eliminar peso sem prejuízos a saúde e manter-se sempre magro é importante que consulte um nutricionista que ele poderá te orientar corretamente, em como ter um alimentação saudável e balanceada para a vida toda.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas