Entenda o que é Drunkorexia

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Entenda o que é Drunkorexia

Drunkorexia é um termo utilizado para mais uma variedade da anorexia. Geralmente acontece quando pessoas anoréxicas buscam inibir o apetite usando o álcool, mas também pode acontecer o contrário, o alcoólatra desenvolver transtornos alimentares.

A drunkorexia é uma mistura de comportamentos que envolve restrição alimentar, compulsão, vômitos e o consumo excessivo de álcool. As pessoas com este tipo de distúrbio passam fome para compensar as calorias do álcool que consomem ou quando exageram na comida e no álcool provocam vômito para eliminar os excessos.

Segundo pesquisadores, a drunkorexia costuma surgir em pessoas que já possuem algum trauma ou transtorno psicológico. O álcool costuma ser usado para aliviar a dor e a ansiedade causadas pela fome. A droga mais procurada por quem sofre de transtornos é o álcool.

É importante salientar um detalhe, um grama de álcool fornece 7kcal, o que é quase o dobro do valor calórico de um grama de carboidrato ou proteína, perdendo somente para a gordura que possui 9kcal por grama.

Algumas pessoas tem o perfil de pular refeições e fazer jejum nos dias de festa ou de encontros com amigos, para que assim possa beber à vontade, muito cuidado com estas atitudes! Quando a pessoa passa a consumir o álcool a ponto de se envolver em problemas, provocar acidentes no trânsito ou restringir a alimentação exageradamente, fique atento.

No Brasil não há estudos sobre a drunkorexia. Em outros países constataram que o uso de álcool entre pessoas com transtornos chega a ser maior do que entre pessoas saudáveis. Também observa-se que as chances aumentam em mulheres.

De acordo com alguns psicólogos os transtornos alimentares geralmente estão relacionados com a necessidade de entorpecer alguma dor emocional. Os distúrbios são muitas vezes conduzidos por traumas de infância como abuso sexual, negligência e outras fontes de angústia mental.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas