Esclareça 5 dúvidas sobre o amendoim

Moderação é o segredo para se obter os benefícios

Amendoim

Seja na paçoca, no pé de moleque, em bolos, na canjica e em outras muitas preparações, o amendoim não pode faltar nessa época de festas juninas. Mas para muitos nem tem época certa para consumir, ele cai bem em várias situações, porém o número elevado de calorias que ele possui assusta qualquer um que está querendo manter a boa forma ou reduzir o peso, mas será que ele só engorda mesmo?

Esclareça a seguir 5 dúvidas sobre o amendoim.

Amendoim dá espinha?

Devido a sua quantidade de gordura, o amendoim pode proporcionar um aumento da oleosidade da pele e, consequentemente, causar a espinha. Mas depende muito de pessoa para pessoa.

Amendoim engorda realmente?

O amendoim é altamente calórico, 1 xícara de amendoim por exemplo pode chegar a ter quase 500kcal. Mas o que vai fazer você engordar ou não é a quantidade que você vai comer. Você pode usar o amendoim ao seu favor, ou seja, para emagrecer, por exemplo, se você comer 1 porção de 30g em um dos lanches intermediários, será ótimo para a dieta, pois você terá mais saciedade, e ficará dentro de uma quantidade moderada de calorias.

Se comer amendoim corro o risco de ter uma intoxicação alimentar?

Há risco de contaminação sim, devido a presença da aflatoxina, que é uma substância cancerígena. Por isso dê preferência por consumir amendoins embalados com controle de qualidade. Verifique o selo da Abicab nas embalangens dos produtos para assim garantir boa procedência.

Quais prejuízos posso ter se comer muita quantidade?

O consumo excessivo pode causar diarreia, e com certeza vai favorecer o ganho de peso.

Ele possui benefícios à saúde? Quais?

Sim, pode favorecer a saciedade ajudando no processo de emagrecimento, dá uma forcinha na libido, já que é fonte de zinco, mineral que atua na produção dos hormônios sexuais. Além disso alguns estudos mostram que os fitoesteróis do amendoim possuem efeito anticancerígeno. E por ser fonte de vitamina E, poderoso antioxidante pode ajudar a evitar o Mal de Alzheimer.


Comente

Últimas