Escolha a bebida certa para o seu Fim de Ano

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Escolha a bebida certa para o seu Fim de Ano

Neste clima de festa de fim de ano e com a chegada do verão, ninguém resiste uma bebida alcoólica, seja uma latinha de cerveja gelada ou uma deliciosa taça de vinho, é praticamente impossível não beber.

Mas para quem deseja manter a boa forma, basta beber com moderação e escolher uma bebida mais saudável e com menos calorias.

Conheça a seguir as bebidas destiladas e fermentadas:

Bebidas Destiladas

São aquelas bebidas obtidas por fermentação de frutos ou plantas e posterior destilação do álcool. São elas: cachaça, rum, tequila, vodka e uísque.

O processo de destilação acontece da seguinte forma: provoca-se o aquecimento do líquido até que atinja a ebulição, condensando em seguida o vapor obtido.

Aguardente: Bebida fabricada a partir de vários tipos de matérias-primas, como frutas, cereais e vinho.

Cachaça: Aguardente destilada, obtida por meio da fermentação e destilação do mel ou melado da cana-de-açúcar.

Conhaque: Obtido pela destilação do vinho e posterior envelhecimento em tonéis de carvalho (madeira) para adquirir cor, aroma e sabor.

Uísque: É uma bebida destilada originária da Escócia, obtida da destilação de cereais fermentados. O uísque escocês original é feito de malte puro. Atualmente, o mais comum é uma combinação de parte de uísque de malte puro e uísque de grão (obtido a partir de grãos de centeio, cevada e milho).

Depois de destilado é envelhecido por pelo menos três anos, adquirindo aroma, sabor e coloração características.

Rum: Aguardente de cana, fabricada com melaço de cana-de-açúcar por fermentação alcoólica, adição de leveduras e posterior destilação.

Tequila: Aguardente produzida da seiva do mezcal, feita pela destilação do sumo da haste floral do agave fermentado, de origem mexicana. O coktail mais famoso que se prepara à base de tequila é o Margarita.

Vodka: Bebida alcoólica de origem russa, obtida pela destilação de cereais e tubérculos.

Bebidas Fermentadas

Fermentação é o processo de transformação dos açúcares em álcool, ácido carbônico e outros subprodutos. Algumas bebidas: cerveja, saquê, vinho, sidra.

Vinho: Bebida alcoólica proveniente da fermentação da uva. Os elementos responsáveis pelo aroma, cor e sabor dos vinhos se dá pelo tipo de uva e a forma de manipulação do produto.

Sidra: É uma bebida proveniente da fermentação do suco de maçã, sendo que a mais consumida é a gaseificada.

Cerveja: Proveniente da fermentação da maltose (açúcar da cevada) em álcool e gás carbônico, processada pela levedura saccharomyces cerevisiae. É fabricada a partir de malte (cevada germinada, torrada e moída) e aromatizada com lúpulo, planta trepadeira que confere à bebida sabor amargo.

Saquê: De origem japonesa, esta bebida é obtida pela fermentação do arroz.

Vantagem e desvantagem

As bebidas alcoólicas não fornecem nutrientes ao organismo, apenas carboidratos, o que comprova seu valor calórico alto. Cerca de 1 g de álcool fornece 7 kcal.

Normalmente as bebidas destiladas são mais calóricas que as bebidas fermentadas, pois o teor alcoólico é maior nos destilados. Então, se você está pensando em manter a forma sem deixar de apreciar uma bebidinha, prefira os fermentados.

Além do valor calórico, algumas bebidas podem trazer benefícios à saúde, como é o caso do vinho. O vinho é uma bebida que possui antioxidantes chamados flavonóides, que podem prevenir doenças cardiovasculares. Mas cuidado com o excesso. A palavra de ordem deve ser sempre, moderação.

Tabela comparativa de calorias:

Escolha a bebida certa para o seu Fim de Ano

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas