Especiarias: um toque de sabor na sua alimentação

Especiarias um toque de sabor na sua alimentação

Na época das Cruzadas, as especiarias, por serem caras e escassas, fizeram a história de muitas nações.

Por longos séculos foram tidas como bens preciosos, sendo inúmeros os relatos históricos acerca do valor que lhes era atribuído. Por elas travaram-se guerras, abriram-se rotas comerciais e mudaram-se hábitos gastronômicos. As pessoas as tinham como um verdadeiro tesouro e, por este motivo, eram vendidas em pequenas quantidades e a preços muito altos!

Os portugueses, viajando pelos oceanos em busca de novas colônias, rapidamente descobriram neste mercado uma forma de enriquecer. Assim, não mediram esforços para a descoberta de uma rota que lhes levasse até a Índia, reunindo os melhores cartógrafos, arquitetos navais e navegadores da época. Foi assim que o mundo conheceu a noz-moscada, a canela, a pimenta, o açafrão, dentre tantas outras especiarias capazes de enriquecer o paladar desde os mais simples até os mais sofisticados alimentos.

Porém, bem antes de se conhecer o seu poder na culinária, foi muito usada por boticários como auxiliar no tratamento terapêutico de algumas doenças. Atualmente, sabe-se que, dentre muitas funções, algumas delas são capazes de estimular a digestão dos alimentos, melhorando, assim, a absorção dos nutrientes.

Tenha uma horta em sua própria casa!

Muitas pessoas têm o costume de cultivar uma horta em casa. Porém, este não é um trabalho fácil, já que é necessário conhecer e respeitar as necessidades de cada erva. O importante é mantê-las sempre irrigadas e em um local que receba sol por no mínimo 4 horas por dia. Além disso, para se obter uma planta saudável é necessário preparar bem a terra, pelo menos três dias antes do plantio, utilizando-se ou húmus de minhoca ou adubo orgânico.

Para facilitar, recomenda-se a utilização de mudas já prontas, que podem ser encontradas em feiras livres ou retirada de uma planta já adulta. Já, o plantio de sementes requer maior cuidado e tempo para começar a brotar.

Para que o seu canteiro dure por muito tempo, não exagere na rega! Isto porque as ervas possuem raízes superficiais, devendo ficar apenas úmidas, nunca encharcadas! Elas poderão ser colhidas para o consumo dois meses após o plantio.

Ter uma horta em sua própria casa lhe permitirá consumir ervas fresquinhas e, além disso, isentas de agrotóxicos. Cultive esta idéia!

Comente

Últimas