Está fazendo dieta? Você precisa inserir os brotos no cardápio

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Está fazendo dieta Você precisa inserir os brotos

Chegou a hora de você turbinar a sua dieta com os brotos. Por ter valor calórico baixíssimo, esse tipo de alimento pode e deve ser inserido no cardápio, principalmente devido ao teor reduzido de gordura e por conter muita água em sua composição.

Os tipos de brotos mais conhecidos são: os de feijão, que possuem vitamina C, ferro, proteínas e cálcio; os de alfafa, ricos em fibras, pouco calórico e ajudam na função intestinal; e os de bambu, bastante usados no oriente, são ricos em nutrientes, como proteína vegetal, cálcio, aminoácidos, fibras, fósforo, e vitaminas B1, B2 e C.

Para diversificar o consumo dos brotos no dia a dia, você pode comê-los crus, temperados em salada, batido em um suco (no caso do broto de feijão) e até em uma sopa. Eles também são boas companhias para massas, caso você queira fazer um carboidrato mais "light". Use os brotos como recheio ou no meio de um molho leve.

Para termos ideia de como são ótimos para dietas: 100gr de broto de alfafa cru equivalem a 29 cal; 100gr de bambu cozido equivalem a 12 cal e 100gr de broto de feijão cozido resultam em 39 cal. Viu só?

Você pode encontrar brotos frescos ou empacotados nas prateleiras do mercado. O ideal é que assim que chegar em casa, você os deixe imersos em água para preservar seu conteúdo nutricional. Indica-se que os brotos sejam cozidos antes do consumo, isso para evitar os riscos de contaminação.

Por fim, fora todos os benefícios já listados, é bom saber que os brotos ainda são antioxidantes! Estudos apontam que a concentração de compostos fenólicos, principalmente os flavonoides, do broto de feijão, por exemplo, estão em maior quantidade se comparado a outros vegetais como a cebola, a cenoura e o tomate. As mesmas pesquisas apontam a sua capacidade de reduzir a oxidação em até 50%.


Alessandra Vespa

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