Existe um peso ideal para cada pessoa?

Peso ideal

Muitos são os que fazem de tudo para atingir o "peso ideal", mas será que realmente existe um peso considerado ideal? Hoje em dia as pessoas querem de qualquer maneira conquistar um x peso que muitas vezes é estipulado através do resultado obtido pelo IMC (Índice de Massa Corporal).

O IMC analisa a relação entre o peso e a altura do indivíduo. Ele é muito utilizado para verificar a faixa de peso indicada e sua relação com doenças associadas à obesidade. A faixa de peso que compreende os valores de 18,5 kg/m² a 24,9 kg/m² é considerada saudável, sendo assim qualquer valor de peso que esteja dentro dessa faixa é considerado eutrófico, ou seja, dentro dos padrões considerados de peso saudável.

Veja outras classificações do IMC:

Existe um peso considerado ideal para cada pessoa

O que limita o IMC é que, por não aferir a quantidade de massa muscular e gordura do indivíduo, um atleta pode ser classificado como obeso. Por exemplo, ele pode ter um peso maior, mas que corresponde à massa magra e não gordura. Sendo assim, o ideal seria uma avaliação nutricional mais específica com aparelho de bioimpedância, por exemplo, que verifica a quantidade de massa muscular e gordura do indivíduo, entre outros fatores.

Ainda deve-se levar em conta a estrutura corporal do individuo. Este fator também influencia no peso, já que pessoas que possuem uma estrutura corporal maior, possuirão um peso maior do que pessoas com a mesma altura e compleição óssea menor.

Quanto mais itens forem avaliados mais preciso será a indicação de um peso saudável. Mas o essencial é que você se sinta bem, e que faça de tudo para alcançá-lo sem prejudicar sua saúde.

Comente

Assuntos relacionados: nutrição peso ideal imc estrutura corporal

Últimas