Fazer dieta engorda!

Nutricionista afirma que dieta aumenta o apetite e defende uma alimentação natural

Fazer dieta engorda

Parece que para quem quer emagrecer o melhor é parar de fazer dieta. É o que defende a nutricionista Sophie Deram, em seu livro "O peso das dietas".

Segundo a especialista em comportamento alimentar, fazer dietas a longo prazo faz o nosso cérebro sempre ficar em estado de alerta, porque procura sempre manter o controle. "O nosso cérebro não entende a cultura da magreza. Ele entende na verdade que alguma coisa está errada. Então, ele vai dobrar o esforço para você ter mais apetite. Só que você não dá comida para o corpo", afirmou em uma entrevista ao portal Terra.

E uma dieta na qual você passa fome acaba causando estresse e podendo levar a transtornos. Segundo Sophie, o risco de desenvolver transtornos alimentares depois de fazer uma dieta aumenta 18 vezes.

A nutricionista defende uma alimentação natural, com equilíbrio, mas sem deixar de escutar o corpo. É comer com prazer e menos culpa. "Você pode comer um bolo de chocolate, devagar e com prazer, e não vai engordar. Os franceses colocam muito prazer no ato de comer. Mas eles se satisfazem mais cedo", exemplifica.

Em contrapartida a dieta diminui a autoestima, porque, de acordo com Sophie, a pessoa só consegue emagrecer no início, depois não mais, porque o corpo não deixa. Sophie deseja abolir o "terrorismo nutricional" proveniente das dietas.

De qualquer forma, não basta abandonar de vez a dieta; é necessário uma relação mais equilibrada com os alimentos. Consumir alimentos mais naturais e cozinhar, preparar lanches mais caseiros ao invés de consumir os industrializados. Estabelecer uma rotina com as refeições, café da manhã, almoço, café da tarde, jantar. Essa é a receita.

Para quem se interessou e quer saber como começar, no livro ela traz algumas dicas de receitas simples e alguns segredinhos para uma melhor relação com os alimentos. Ela sugere ver como um todo: não só a alimentação, como a hora do sono e a prática de atividades físicas, uma forma de fazer as pazes com o seu corpo e conseguir emagrecer de forma natural e equilibrada!

Por Jessica Moraes


Comente

Assuntos relacionados: dieta compulsão alimentar

Últimas