Fique por dentro dos ômegas que estão a favor da sua saúde

Veja os benefícios e em quais alimentos encontrá-los

Fique por dentro dos ômegas que estão a favor da s

Você pode estar acostumada a se deparar com a palavra "gordura" e sair correndo. No entanto, é bom você saber que a gordura poli-insaturada, também conhecida como (pasme!) "gordura boa", é essencial à sua saúde. Inclusive, pode te ajudar a afinar a cinturinha. Dá para acreditar?

Como o nosso corpo não consegue produzir essas gorduras sozinho, ficamos encarregados de ingerir esses ácidos graxos, conhecidos como ômegas, por meio da alimentação. Com o cardápio em dia, vamos adquirir o que é conhecido por "colesterol bom". Além disso, nosso metabolismo vai acelerar que é uma beleza!

Não espere mais para conhecer os tipos de ômegas e saber onde encontrá-los. Anote:

Ômega 3

O mais famoso entre a classe. É praticamente considerado um remédio natural. Ele dificulta o desenvolvimento de processos inflamatórios, diabetes, resistência à insulina, obesidade, hipo ou hipertireoidismo, além de combater a osteoporose, melhorar o funcionamento das atividades do cérebro e evitar doenças autoimunes.

Pode ser encontrado em: óleo de linhaça, óleo de canola e óleo de soja, além de couve de bruxelas, sementes de chia, salmão, sardinhas, atum, nozes, bacalhau e truta.

Ômega 6

Deve ser item obrigatório na dieta de toda mulher, pois está ligado diretamente à formação das células saudáveis, que deixam a pele mais bonita, e no fortalecimento da fibra capilar, evitando a quebra e reestruturando o fio dos cabelos. Auxilia ainda na cicatrização, previne osteoporose, evita queda de imunidade e pode aumentar a queima de gordura corporal.

No entanto, essa gordura deve ser administrada em quantidade adequada. Afinal, altos consumos de ômega 6 podem levar a um desequilíbrio metabólico, podendo aumentar ainda mais os processos inflamatórios.

Pode ser encontrado em: peixes de água quente, ovos, leite, cereais, assados, nozes, óleo de prímula, óleo de linhaça, óleo de soja, óleo de milho, óleo de semente de girassol ou sementes de abóbora.

Ômega 7

Esse tipo de ômega pode diminuir a pressão arterial, reduzir os níveis de colesterol e triglicérides. Ao mesmo tempo que diminui o LDL, conhecido como "colesterol ruim", aumenta o HDL, o "colesterol bom". Protege o coração e funciona como antioxidante. Para as mulheres é uma ótima dica, já que ajuda a manter as membranas das mucosas saudáveis. Por exemplo, mantém a elasticidade da pele e a lubrificação natural da vagina durante a menopausa.

Pode ser encontrado em: óleo de macadâmia, baga do espinheiro marítimo e óleo do espinheiro amarelo.

Ômega 9

Tem o incrível poder de afinar a cintura! Isso porque ele desempenha papel fundamental na regulação da produção de cortisol, um dos hormônios responsáveis pela armazenagem de gordura na região abdominal. Também é um ácido excelente para mulheres que sofrem com a famosa TPM e menopausa. O motivo? É rico em substâncias que agem de forma semelhante ao estrógeno e pode amenizar a irritabilidade, ondas de calor, suor e ansiedade.

Pode ser encontrado em: azeite de oliva extravirgem, óleo de coco, azeitona, peixes como bacalhau e tubarão, abacate, oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes), óleo de canola, óleo de sementes de uva, óleo de gergelim, óleo de girassol e óleo de palma.

Alessandra Vespa (MBPress)


Comente

Últimas