Folião de Sofá

Folião de Sofá

Nem todo mundo gosta de ir para a folia nos dias de Carnaval. Ficar em casa descansando ou ir para algum refúgio longe do som dos tamborins torna-se a melhor alternativa. Senão, o negócio é se instalar no sofá e assistir a tudo pela TV.

Seja lá qual for o caso, o importante é não descuidar da alimentação. Dias atípicos e de descanso sempre são convites para cometer alguma farra em relação à alimentação.

O típico folião de sofá não deve descuidar. Afinal, para muitos, os dias longe de alguma vigilância poderão trazer prejuízos que serão registrados na balança. E quem quer isso?

Por onde começar?

O principal fator que leva ao ganho de peso é o aumento do consumo energético (ou de calorias) aliado à diminuição da atividade física.

O principal fator que leva ao ganho de peso é o aumento do consumo energético (ou de calorias) aliado à diminuição da atividade física.

Assim, o descanso não deve estar aliado à falta de exercícios e ao alto consumo de alimentos excessivamente calóricos.

O que isso significa?

Atividade física significa movimentar-se mais. Não precisa ter fôlego de atleta. Caminhadas, jogar bola, cair na piscina irão ser um bom aliado para que não tenha nenhuma surpresa em relação ao peso.

Mas vamos falar sobre alimentação...

Como se alimentar

Passar o Carnaval em um hotel é prato cheio para, já no café da manhã, querer experimentar todos os alimentos. Nem que seja o pão, suco de laranja e frios de todo dia. O que é pior: a brincadeira não fica só por aí. Bolo, pão doce, iogurtes, cereais matinais, pão de queijo podem ser devorados em poucas mordidas.

Ficar em casa é convite para ficar beliscando o dia inteiro, comendo quando não há fome e sem fazer refeições bem definidas.

Para não errar, siga as dicas abaixo. São simples e podem ser seguidas sem nenhuma dificuldade. Com elas, ninguém precisará sambar depois do Carnaval para corrigir os excessos cometidos.

  • Faça pequenos lanches entre as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar);
  • Frutas, sucos, barrinhas de cereais, torrada integral, bolacha salgada são boas alternativas para os lanches;
  • Evite manteiga, queijos amarelos e preparações com creme de leite e leite condensado;
  • Não belisque entre as refeições. Balas, salgadinhos ou chocolates irão fornecer muitas calorias;
  • Não exagere nas bebidas alcoólicas;
  • Evite petiscos calóricos como amendoim, batata frita e salgadinhos;
  • Evite carnes gordas. Prefira peixes e aves;
  • Abuse das saladas;
  • Opte pelo sorvete de frutas ao invés do sorvete em massa;
  • Aproveite o calor e se hidrate bastante.
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