Freekeh

Conheça os benefícios deste trigo

Freekeh

Novidade nos restaurantes de Londres e Nova York, o freekeh é um cereal usado com frequência na culinária árabe e é ideal para quem adora alimentação natural. Trata-se do trigo ainda verde, que é colhido antes do tempo e carrega mais nutrientes que o trigo tradicional.

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Adelaide, na Austrália, o trigo freekeh tem alta concentração de luteína e zeaxantina, substâncias que agem como uma espécie de corticoide natural. Ele é indicado para fabricar antioxidantes ou para prevenir a degeneração macular, dano na retina que geralmente acomete pessoas com mais de 50 anos e pode causar a perda da visão.

O cereal também é fonte de proteínas, fibras, vitaminas, minerais, além de possuir menor índice glicêmico. "Na versão freekeh, o trigo tem quatro vezes mais fibras que o arroz integral e contribui para o controle da glicemia, para o bom funcionamento do intestino e para a perda de peso, já que promove a sensação de saciedade", explica a coordenadora de nutrição da loja de produtos naturais Mundo Verde, Flavia Morais.

As fibras do freekeh têm a função prebiótica. Isso significa que favorecem a fixação e o crescimento de boas bactérias no intestino, relacionadas à melhor digestão e à melhor resposta imunológica. "De sabor levemente defumado, é um alimento versátil. Pode ser usado no preparo de pratos frios ou quentes, como saladas ou sopas. Pode ser substituído pelo arroz nas refeições. Basta cozinhá-lo por vinte minutos", diz Flavia.

Para encontrar o freekeh, procure por casas de cozinha natural ou de comida árabe. O trigo ainda não é encontrado facilmente no Brasil.

Por Caroline Sarmento


Comente

Assuntos relacionados: trigo freekeh

Últimas