Frutas, legumes e verduras da época

Escolha os alimentos certos e economize

Frutas legumes e verduras da época

foto por: Matheus Ribeiro

As frutas, verduras e legumes são ricos em fibras, água e muitos nutrientes. O consumo deles é recomendado por todo nutricionista devido aos seus benefícios à saúde. Eles ajudam no bom funcionamento do intestino, na hidratação, prevenção de algumas doenças e muito mais.

Algumas pessoas deixam de comer porque acham muito caro. Mas não precisa ser assim, podemos comprá-los com preços mais acessíveis. Separamos os principais alimentos que estão no período de safra e com tendência de preços baixos e melhor qualidade.

Manga - Há vários tipos de manga: palmer, haden, tommy ou espada. Mas não importa o tipo, os benefícios para a saúde são os mesmos, alta concentração de vitaminas A e C, que aumentam a resistência do organismo e têm efeito antioxidante e de Cálcio e fósforo, que fortalecem dentes e ossos. Ela também possui muitas fibras, que ajudam a regular o funcionamento do intestino. Mas fique atento com às calorias, uma fruta média tem cerca de 200 calorias.

Melancia - Cerca de 90% da polpa contêm água, por isso ela é ótima para hidratar o nosso corpo nos dias quentes e após atividades físicas. Além disso, é antioxidante e diurética, já que reduz a retenção de líquidos. Ela é rica em vitaminas do complexo B, A e C, alguns minerais como cálcio, fósforo e ferro e em fibras, que nos dá maior sensação de saciedade. Uma fatia pequena (100g) tem apenas 30 calorias. 

Jabuticaba - Rica em ferro, fósforo, vitamina C e niacina, vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda a eliminar toxinas. Quando consumida a casca (em sucos ou geleias), a jabuticaba se torna uma excelente fonte de fibras e antioxidantes. Apenas 58 calorias em 100 gramas desta ‘pequena grande’ fruta.

Pêssego - Estudos mostram que o pêssego contem excelentes antioxidantes que ajudam a prevenir a síndrome metabólica, combatendo inflamações, diabetes tipo 2, obesidade e reduzindo o colesterol ruim (LDL), geralmente relacionado a doenças cardiovasculares. Também é rico em vitaminas A, B e C e sais mineiras. Uma unidade média (110g) tem 40 calorias.

Alcachofra - Possui substâncias com efeito benéfico das vias hepáticas, que estimulam a produção da bili hepática, regularizam a formação de sais biliares e o colesterol. Há um grande consumo na forma de chá pelo seu efeito diurético e digestivo. Uma alcachofra (140 gramas) tem, em média, 60 calorias.

Abóbora - Fonte de betacaroteno, vitamina C e E, que têm propriedades antioxidantes, vitaminas do complexo B e fibras. Suas sementes são fonte de zinco e gorduras insaturadas, por este motivo a abóbora está associada à prevenção de doenças cardiovasculares. Calorias: 48 calorias em 100 gramas.

Espinafre - Ótima fonte de ferro, que diminui a chance de anemia, cálcio e fósforo, que fortalecem os ossos, vitamina A que diminui o envelhecimento da pele e folato. Estudos recentes associaram uma melhora na performance dos atletas com a ingestão diária de espinafre, devido a uma substância chamada nitrato. Fornece 16 calorias em 100 gramas de folhas.

Aspargo - Por ser fonte de vitamina C, o aspargo contribui para o bom funcionamento do sistema de defesas do corpo e a melhor absorção do ferro, que também se faz presente em grande quantidade. Também é rico em folato, potássio, manganês e carotenóides. Um aspargo (35 gramas) contem 8 calorias.

Gabriela Cuesta

Nutricionista CRN-3 35.584

Comente

Últimas