Frutas oleaginosas

Frutas oleaginosas

Apesar de bastante calóricas, as frutas oleaginosas nozes, avelãs, amêndoas, castanha do Pará, entre outras estão sendo cada vez mais valorizadas pelo seu papel de nutrir e prevenir doenças cardiovasculares.

Essas frutas são fonte de gorduras insaturadas e poliinsaturadas, que têm ação antioxidante, diminuem o colesterol ruim (LDL), aumentam o colesterol bom (HDL), evitando assim a formação de placas de gordura no sangue.

As nozes e amêndoas são as fontes mais ricas em vitamina E, que tem ação antioxidante, é necessária para a formação de glóbulos vermelhos e tecido muscular. Mas além de vitamina E, são ricas em potássio e vitaminas do complexo B. Já as avelãs, além da vitamina E são também fontes de cálcio.

As castanhas, em especial a castanha do Pará, são excelentes fontes de ômega-3 e selênio. Nutrientes essenciais para o bom funcionamento do coração e o cérebro, respectivamente.

Outros fatores benéficos estão relacionados às frutas oleaginosas, como a amêndoa, por exemplo.

Segundo estudo do International Journal of Obesity, a amêndoa está ligada a uma melhora no perfil de eliminação de peso. De acordo com este estudo, dois grupos tiveram uma dieta com baixas calorias, um grupo de pessoas com dieta rica em carboidratos complexos e outro grupo de pessoas com uma dieta rica em amêndoas.

Este último grupo, comparado com o primeiro, obteve uma perda de peso mais efetiva, além de ter uma maior diminuição na circunferência de cintura e gordura total. Isso indica que incluir amêndoas em um plano alimentar de emagrecimento tem como resultado uma melhor qualidade na eliminação de peso. É claro que o segredo está na quantidade, já que a amêndoa, como todas as outras frutas oleaginosas são ricas em calorias.

Com todos esses benefícios, vale a pena incluir as frutas oleaginosas em sua alimentação. Mas cuidado com a quantidade, se consumidas em excesso podem favorecer o aumento de peso.

Veja abaixo uma tabela com as calorias das frutas oleaginosas:

Tabela calorias oleaginosas

Comente

Últimas