Frutas, uma ótima pedida sempre!

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Frutas uma ótima pedida sempre

Foodfolio/the food passionates/Corbis

A pirâmide alimentar adaptada para a população brasileira recomenda o consumo de 3 a 5 porções do grupo das frutas diariamente, você já reparou se está consumindo esta quantidade?

Todo mundo sabe o quanto é importante comer frutas diariamente, mas poucos são os que realmente comem todos os dias, na quantidade certa. Alguns têm preguiça de cortar a fruta, descascar, outros esquecem, mas está na hora de todos se conscientizarem que este grupo alimentar deve fazer parte da alimentação diária, pois é fundamental para a saúde.

Benefícios nutricionais:

  • As frutas em geral fornecem poucas calorias, sendo uma ótima pedida para quem deseja eliminar peso ou manter;
  • Possuem alto teor de água em sua composição, repondo os líquidos eliminados através da transpiração, suor, etc. Por isso no verão é importantíssimo consumir frutas;
  • São fontes de vitaminas e minerais, que desempenham papel essencial no organismo. Algumas são ricas em vitamina C que é o caso das frutas cítricas, como: laranja, limão, morango, acerola, goiaba e outras. Outras são ricas em beta caroteno (precursor da vitamina A), como a manga, caqui, mamão, etc. Além destas e outras vitaminas, não podemos esquecer dos minerais, que estão presentes em muitas frutas, como potássio e ferro;
  • As frutas possuem grande quantidade de fibras, que estimulam um bom trabalho intestinal, além de provocar uma sensação maior de saciedade. Na maioria das frutas encontra-se a pectina que é uma fibra solúvel, que ajuda no controle do colesterol, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Consumindo frutas com a casca você ingere a fibra insolúvel, que acelera o movimento do bolo fecal, fazendo com que o seu intestino funcione regularmente, evitando constipação.
  • O processo de digestão das frutas é mais rápido, pois possuem pouca gordura, sendo então rapidamente absorvidos os nutrientes, evitando com que você sinta aquela sensação de moleza após consumir alimentos, principalmente nesta época de verão.
  • Depois de saber de todos estes benefícios nutricionais, procure comer frutas diariamente, não só no verão, mas em todas as estações do ano. É fácil atingir a recomendação da pirâmide alimentar, basta acrescentar 1 porção de frutas em todas as suas refeições do dia, seja in natura ou sucos. Nas refeições intermediárias é uma ótima pedida comer uma fruta fresquinha.

    Cyber Diet elaborou uma tabela com as calorias de algumas frutas, sendo da menos calórica para mais calórica:

    Frutas uma ótima pedida sempre

    O importante é ter variedade, consuma diversos tipos todos os dias. Aproveite!

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