Hortaliças fresquinhas...

Hortaliças fresquinhas

Se você quer comer verduras e legumes bem fresquinhos e com um preço mais acessível, o ideal é conhecer o período da safra de cada alimento, ou seja, a época do ano em que ele é produzido.

A safra de muitos vegetais coincide com o início da primavera, por isso, é mais fácil encontrar produtos de qualidade, por um preço mais acessível, em varejões, supermercados e feiras nesta estação do ano.

Algumas verduras como acelga, agrião, espinafre, repolho e almeirão, assim como alguns legumes - beterraba, alcachofra, couve-flor e brócolis - são alguns exemplos de vegetais, cuja safra está acontecendo ou será nos próximos dois meses, por isso, são ótimas opções no momento.

Se você pretende preparar um suflê de legumes, ou um creme de milho, para que o resultado final seja um prato saboroso e nutritivo, é muito importante que os cuidados comecem no momento da compra. Para isso, confira as dicas para ajudar no momento da compra de hortaliças. E também, a melhor época para adquiri-las.

Dicas para a compra de hortaliças

Para escolher um alimento industrializado de qualidade, como, uma lata de sardinhas em conserva, um pacote de leite Longa Vida, ou um pote de geléia, não é necessário muito mais do que observar a data de validade e se a embalagem do produto está bem conservada. Mas, quando o assunto é "hortaliças", você precisa ter um "olhar clínico", ou seja, é necessário ser mais detalhista. Para isso, confira as nossas orientações:

Hortaliças fresquinhas

Veja também:

É evidente que o consumo de verduras, legumes e frutas é, para a maior parte dos alimentos, mais recomendado na forma crua, pois uma grande quantidade de fibras e vitaminas pode ser perdida durante o manuseio e o aquecimento dos vegetais. Para garantir um bom aporte de nutrientes para você e a sua família, veja como preservar os nutrientes dos alimentos:

Seleção e compra dos alimentos

A seleção é um dos fatores que mais influem na preparação final. Uma boa aparência dos alimentos assegura uma boa oferta de nutrientes.

Frutas e vegetais "machucados", batidos ou com picadas de insetos; carnes esverdeadas com textura e odor não característicos são indícios de que estão impróprios para o consumo.

Assim, é importante que no momento da compra se observe a aparência, cor, textura e odor. No caso dos industrializados, recomenda-se não comprar produtos com embalagens abertas e latas amassadas ou estufadas.


Outro pré-requisito para consumir alimentos saudáveis, é lavar bem os vegetais, pois assim, você evita a presença de microorganismos e poeira, que são acumulados durante o transporte e o armazenamento. Para isso, deixe escorrer bastante água fresca sobre o alimento, esfregando-o bem com as mãos, até remover toda a sujeira. Deixar as folhas de molho em água e vinagre ou em uma solução de desinfetante para alimentos (hipoclorito de sódio), também é uma boa conduta

Comente

Últimas