Inove sua ceia neste natal!

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Inove sua ceia neste natal

Criatividade! Essa é a palavra chave para preparar uma ceia saborosa, com uma decoração diferente e deixar os seus convidados à vontade, num ambiente de paz e com requinte.

Pesquisamos alguns ingredientes, preparações e decorações para sua ceia. Confira aqui algumas boas idéias.

Entradas

Os convidados começam a chegar e você não sabe o que servir até que chegue o momento da ceia, é nessa hora que entram os canapés e outros quitutes. Saladas com pão, ramequins, quiches, enroladinhos com frios, legumes, são algumas opções.

Cream cheese, mussarela de búfala, salmão, tomate seco e até ricota e queijo branco são ingredientes indicados para compor estas preparações. Em algumas ocasiões, toques orientais também são indicados.

Veja abaixo sugestões de receitas:

Roll de ervasEspetada de Queijo Branco com Ervas e PapoulaRamequim de siriTrouxinha de berinjela italiana

Preparações

Algumas dicas saudáveis na hora do preparo são tradicionais e não podem ser esquecidas:

- Para temperar os pratos, utilize temperos naturais, como alho, cebola e tomate, e ervas aromáticas, como salsinha, alecrim, manjericão, tomilho, sálvia, sementes de mostarda, gengibre e, para aqueles que gostam, uma boa pimenta. Dê preferência ao azeite, ao invés de manteiga.

- Procure fazer os pratos assados, grelhados ou cozidos, esqueça as frituras.

- Aproveite as frutas da época que temos disponíveis no país e prepare sobremesas mais saudáveis. Exemplos: ameixa, cereja, uva, manga, pêssego, etc.

Atualmente a mistura do azedo com o doce, ou seja, agridoce, está despertando o paladar de muitas pessoas. Arroz com uva passa, maionese com maçã, salpicão com abacaxi, são pratos que se tornaram tradição nestas festas de fim de ano. Se você nunca ousou em fazer pratos assim, experimente!

A indicação do momento sobre combinações agridoces é a carne (pernil, ave fiesta, peru, etc.) acompanhada de um chutney (tipo de molho preparado com fruta). Ou um molho para salada, exemplo: molho de mostarda (agri) com mel (doce).

Veja a sugestão de uma receita:

Ave ao Molho de Goiaba

Decoração

Para decorar os pratos, utilize frutas firmes, com cores brilhantes, vermelho, amarelo, verde. Utilize os ramos das ervas que estão sendo utilizadas para os temperos. Tomate cereja, damascos, figos secos, frutas oleaginosas (nozes, castanha, amendôa, avelã), em quantidade moderada, também são indicadas.

Na mesa, além das frutas, artesanatos, pinhas, flores, velas e outros enfeites, seja criativa com a disposição dos talheres, pratos e guardanapos.

Neste fim de ano faça uma ceia diferente, inove em algum item, seja no ingrediente, na preparação, decoração, enfim encerre o ano com novos objetivos, metas e comece 2012 com força total para conquistá-los.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas