Iogurtes

iogurtes

Os dois principais nutrientes do iogurte são a proteína, necessária na construção e reparação de tecidos, e o cálcio, responsável pela formação e manutenção de dentes e ossos.

Os iogurtes, de maneira geral, colaboram para o bom funcionamento intestinal. O aparelho digestório contém bactérias benéficas ao corpo que ajudam na digestão dos alimentos e são necessárias para produção de certas vitaminas.

As bactérias contidas no iogurte são responsáveis pela manutenção de uma flora intestinal normal e também evitam o crescimento de microorganismos indesejáveis que causam doenças.

Mas você sabe a diferença entre iogurte, petit suisse e leite fermentado?

Iogurte - eles existem em várias versões: natural, desnatado, light, com frutas, com fibras. A única diferença entre o iogurte natural e o desnatado é a quantidade de gordura presente em cada um deles.

Já no iogurte light ou zero, há diminuição ou isenção na quantidade de gordura e/ou açúcar, que faz com que o iogurte tenha menos calorias. Muitos deles são acrescidos de fibras, que favorecem ainda mais o funcionamento do intestino.

Na onda dos iogurtes existem também os com propriedades funcionais, que são enriquecidos com outros lactobacilos vivos, como é o caso do Bio Fibras e o Activia, que contém Bifidobacterium Animallis, o conhecido DanRegularis.

Petit suisse - mais conhecido como danoninho ou chambinho, o petit suisse é produzido a partir da pasteurização, fermentação e concentração do leite de vaca, até que se torne um queijo fresco, não maturado.

Diferentemente do iogurte, na fabricação do petit suisse inclui-se a etapa de concentração da massa, com a retirada do soro do leite, o que resulta em uma consistência mais densa e um teor maior de proteína e cálcio.

Leite fermentado - é um alimento feito à base de leite desnatado, fermentado com lactobacilos. Nas marcas encontradas no mercado, o mais conhecido é o Yakult, que contém Lactobacillus Casei Shirota.

tabela

Sobremesas lácteas como danette, flans e pudins não tem as mesmas propriedades dos iogurtes e leite fermentado.

Agora é só escolher qual sabor você prefere e incluir o iogurte na sua alimentação diária.

Comente

Últimas