Lanches rápidos: saiba como escolher

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Lanches rápidos saiba como escolher

Entrando no clima de "volta às aulas" ou mesmo ao trabalho, a alimentação fora de casa passa a ser rotina para a maioria das pessoas. Muitas vezes, é aí que mora o perigo para quem está seguindo um planejamento alimentar, porque nem sempre as lanchonetes ou as cantinas oferecem opções saudáveis. Normalmente, os alimentos encontrados são gordurosos e extremamente calóricos como, por exemplo, os salgados fritos e os de massa folheada.

No meio de tantas tentações, o que escolher? Como se alimentar adequadamente, sem sair da dieta? Calma, nem tudo está perdido! Fazendo uma boa escolha e diminuindo a quantidade, é possível sim, seguir um planejamento alimentar e alcançar o peso desejado.

Vamos começar pelas bebidas! As opções mais saudáveis que você pode encontrar em lanchonetes são: sucos naturais, chás (quente ou gelado), iogurtes e vitaminas de frutas com leite desnatado. Para tornar essas bebidas menos calóricas, dê preferência ao adoçante, ao invés de açúcar.

Se você não dispensa o cafezinho ou o refrigerante, tente pelo menos não utilizar açúcar para adoçar o primeiro e optar pelo diet, no caso do segundo. Tome cuidado com as bebidas como cappuccino e chocolate quente, já que normalmente são bastante calóricas. Não abuse das bebidas alcoólicas, sempre presentes no "Happy Hour", pois além de conterem bastante energia, não são fontes de nenhum nutriente importante ao organismo.

Quanto aos doces, passe longe das tortas, bolos e chocolates. Se tiver à disposição sobremesas menos calóricas, como frutas naturais, salada de frutas, gelatina diet e flan desnatado, você poderá consumir.

Durante o verão, não podemos nos esquecer das opções refrescantes, como sorvetes, picolés e milk shakes. Apesar de serem calóricas, não há como resistir a essa pedida. No entanto, a melhor alternativa são os picolés de frutas. Veja e compare: 1 picolé de abacaxi tem 61 calorias, enquanto 2 bolas de sorvete de massa sabor abacaxi têm 150 calorias. Vale a pena o esforço, não é mesmo?

Para finalizar, daremos algumas sugestões saudáveis de lanches e salgados. É bom lembrar que para você não cometer exageros ao se deparar com uma "vitrine de tentações", o recomendado é não ficar muitas horas sem se alimentar. Nos intervalos entre uma refeição e outra coma pelo menos uma fruta ou uma barrinha de cereais.

Já entre as opções de lanches, prefira aqueles que contenham queijos brancos, embutidos menos calóricos (chester, peito e presunto de peru), hortaliças (alface, tomate, cenoura, beterraba) e que sejam isentos de molhos à base de maionese, que podem ser substituídos por ricota ou queijo cottage. Sanduíches com salsicha, hambúrguer, ovo, embutidos calóricos (presunto, salame, mortadela) e queijos amarelos (cheddar, prato, mussarela, catupiry) devem fazer parte do seu cardápio apenas eventualmente, já que são ricos em gorduras, contribuindo ainda mais para o seu acúmulo no organismo.

Quanto aos salgados, evite os fritos (coxinha, quibe, risoli) ou os feitos com massa folheada (croissant) e "podre" (empada, quiche), que também são muito gordurosos. Se for consumi-los, prefira os assados (esfiha, pão de queijo, pão de batata), mas não exagere, pois apesar de não serem fritos, ainda são calóricos. Por exemplo: uma esfiha de carne tem 127 calorias e um pão de queijo médio tem 200 calorias.

Não deixe que a alimentação fora de casa se torne um empecilho para a perda de peso. É só saber escolher e não exagerar!

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