Mantenha a dieta comendo fora!

Fazer escolhas saudáveis e saber resistir às tentações são fundamentais para quem frequenta restaurantes por quilo

Mantenha a dieta comendo fora

Comer fora tem sido uma opção bastante frequente na vida das pessoas porque é prático, seja para quem trabalha, tem pouco tempo de almoço, mora longe do local de trabalho, ou ainda para quem não gosta ou não sabe cozinhar.Quer emagrecer de forma saudável e não sabe como? Clique aqui e descubra!

Porém, ir a um restaurante por quilo muitas vezes é uma prova de resistência, com tantas opções de pratos que enchem os olhos, ficando difícil manter o foco na dieta e passar reto pelas tentações.

A primeira dica é olhar todas as opções do buffet antes de se servir, assim já é possível identificar o que se gosta, o que não gosta, evitando excessos que influenciam no valor calórico, e também no seu bolso.

O ideal é que o prato tenha de 300 a 400 calorias, fora sobremesa e bebida, e que a comida fique concentrada em seu centro, deixando as bordas livres. A salada deve ocupar 50% desse, mas não salada de maionese, salpicão, etc., e sim verduras e legumes, de preferência crus, pois têm maior concentração de nutrientes.

Ainda na parte de saladas, tome cuidado com molhos industrializados, pois são ricos em gordura e sódio. Prefira o trivial vinagre ou limão e azeite com moderação. Importante: milho, ervilha, palmito, azeitona, etc, são alimentos em conserva e por isso também possuem alto teor de sódio , devendo ser consumidos em pequenas quantidades.

Na outra metade do prato, aposte na combinação arroz (de preferência integral) + feijão, pois a combinação entre os aminoácidos presentes nesses alimentos torna a reparação dos tecidos do corpo mais eficiente, além de controlar a glicemia. Entretanto, se estiver com vontade de comer massa, prefira massas simples (se forem integrais, melhor ainda!) como espaguete, parafuso, penne, e com molho de tomate.

Para finalizar, escolha uma carne grelhada magra, e apenas uma, pois precisamos ingerir somente 100g de carne por refeição, e todo nutriente em excesso pode se acumular no organismo em forma de gordura.

Frituras e alimentos gordurosos precisam ter seu consumo limitado a 2 vezes por semana, e em pouquíssimas quantidades, uma vez que nesses restaurantes a porção desses alimentos costuma ser pequena, ocupando pouco espaço no prato e com isso, estimulando a pegar mais.

Com o prato montado, chegou a hora da sobremesa: o ideal é escolher uma fruta, porém, se bater aquela vontade de comer um docinho, divida com as outras pessoas da mesa e dê um "chega pra lá" nas calorias extras. E para beber? Água, água de coco e chás (de preferência não industrializados), além de sucos naturais.

Por menos variado que seja o cardápio do restaurante por quilo, sempre conseguimos "pescar" alguma opção saudável. Basta ter força de vontade, focar na alimentação saudável e seguir essas dicas infalíveis!

Por Gabriela A. Malheiros (CRN 23.806)


Comente

Últimas