Mate sua sede!

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Mate sua sede

Nestes dias de calor não tem quem não fique com aquela sede. Beber um copo de água gelada, um copo de suco de fruta ou água de côco é tudo que precisamos, não é verdade? O que poucos sabem é que essa vontade de beber algo não é somente vontade, mas também necessidade do organismo. Isso mesmo, o organismo necessita ser hidratado constantemente, seja verão ou inverno, primavera ou outono.

Porém, o risco de desidratar nos dias quentes é muito maior, pois a perda de líquido através da transpiração é grande, por isso fique atento com a hidratação do seu corpo, beba muita água e também outros líquidos.

O nosso corpo é composto em média por 70% de água. Em nosso dia-a-dia eliminamos água e sais minerais através da transpiração, suor, urina, fezes e respiração. Por este motivo é fundamental repor este líquido e substâncias perdidas.

A água...

A água é a bebida mais importante, pois ela desempenha diversas funções em nosso organismo. Podemos citar algumas delas:

  • colabora no processo de digestão, absorção e transporte dos nutrientes;
  • ajuda a manter a temperatura do corpo estável;
  • necessária à formação de células e tecidos do organismo;
  • beber água e consumir alimentos ricos em fibras, faz com que aumente a formação do bolo fecal, contribuindo com o bom funcionamento do intestino;
  • ativa o funcionamento do sistema urinário e demais funções.
  • Faça escolhas saudáveis! Saciar a sede e manter o corpo hidratado são fundamentais no verão Recomenda-se um consumo de 2 a 3 litros de água diariamente, independente dos outros líquidos que você beber durante o dia.

    Outros líquidos saudáveis

    Água de côco

    Esta deliciosa bebida possui alto valor nutritivo. É considerada um isotônico natural por fornecer grande quantidade de minerais, como potássio, sódio, fósforo e cloro. Com rápida absorção, pode recuperar a perda destes nutrientes que são eliminados pela urina e pele.

    Suco de fruta

    Além de ajudar a repor o líquido perdido, o suco de fruta natural também fornece vitaminas e sais minerais. Dependendo da fruta escolhida, você também terá propriedades antioxidantes, que são substâncias que combatem os radicais livres. Estão presentes em: acerola, abacaxi, goiaba, melancia, manga, uva, etc.

    Chás

    Há quem acredite que o chá só deve ser apreciado no inverno. Sem dúvida, uma xícara de chá quentinho no inverno é uma ótima pedida, mas você já experimentou beber um chá bem gelado com umas gotinhas de limão? Experimente! Dê preferência pelos chás claros, mas o chá verde, preto e matte também podem ser consumidos com moderação.

    Bebidas isotônicas

    São bebidas que possuem concentração de eletrólitos semelhantes aos do nosso corpo e por isso podem repor a perda do líquido rapidamente. Pessoas que praticam atividade física podem fazer uso de isotônicos, mas em quantidades que não sobrecarreguem o organismo, assim o praticante terá hidratação adequada visando um bom desempenho na atividade.

    Refrigerantes e bebidas alcoólicas devem ser consumidas esporadicamente. O refrigerante fornece muitas calorias. Em sua composição encontramos açúcar, gás, conservantes, corantes, aditivos em geral, e por este motivo não é indicada para o consumo diário. As versões diet e light têm quase a mesma composição do refrigerante tradicional, exceto pela presença de adoçante ao invés do açúcar.

    Já com relação à bebida alcoólica, o álcool fornece muitas calorias e nenhum nutriente. Cuidado com o consumo excessivo.

    Faça escolhas saudáveis! Saciar a sede e manter o corpo hidratado são fundamentais no verão.   

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    Assuntos relacionados: nutrição verão hidratação água sede calor

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