Merenda saudável

Dicas para os pais melhorarem a alimentação das crianças na fase escolar

Merenda saudável

Com o recomeço das aulas neste mês, os pais devem voltar a se preocupar com o que os filhos comem na hora do lanche. Dando prioridade a uma alimentação saudável na infância, há grandes chances de a criança manter esses hábitos e evitar problemas de obesidade no futuro.

Na fase escolar certos nutrientes precisam estar presentes nos lanches das crianças. A Dra. Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde, explica que o ácido fólico e as vitaminas do complexo B são necessários para o sistema nervoso e memória.

Diz também que o zinco e magnésio ajudam no bom funcionamento do cérebro. Inclusive é importante ressaltar que baixos níveis desses dois minerais estão relacionados ao déficit de atenção e hiperatividade infantil.

"O ômega 3 também é importante, já que estudos mostram que o déficit de atenção pode estar relacionado à deficiência desse acido graxo. Ele possui em sua estrutura o DHA, que é necessário para o funcionamento do cérebro e pode ajudar as crianças a manterem a concentração."

Uma forma de garantir a boa alimentação das crianças é mandar a lancheira já pronta e não dar o dinheiro para ela comprar o que quiser. Assim, no lugar de refrigerantes você inclui um suco, pães e biscoitos integrais no lugar dos refinados e recheados e frutas e barrinhas de cereal no lugar de chocolates e guloseimas.

"Outras opções são fazer sanduíches de pão integral e queijo branco, pastinha de soja com atum, ricota com cenoura e beterraba raladas ou pasta de grão de bico. Ofereça também salada de frutas com granola e sucos de frutas", orienta a nutricionista. Caso a lancheira não seja térmica, evite colocar maionese e embutidos como presunto e blanquet.

As frutas cortadas no dia de serem consumidas não perdem suas propriedades. E para evitar que itens como maça, pera e banana escureçam use gotinhas de limão. Geralmente as frutas que mais agradam às crianças e não escurecem são morango, gomos de tangerina, uvas e melancia. Não se esqueça de pedir a opinião da criança, dando-lhe várias opções gostosas e saudáveis.

Um dia na semana os pais podem permitir que os filhos comam guloseimas. E uma dica: até elas podem ser bem selecionadas. "Boas opções são as balas de banana sem adição de açúcar, frutas liofilizadas, cookies integrais de cacau com gotas de chocolate, chocolate de soja, bolinho e muffin sem adição de açúcar e orgânico e, até mesmo, um chocolate com pelo menos 70% de cacau", enumera Dra. Flávia.

Se nesse dia você preferir dar dinheiro na mão da criança oriente-a para o consumo de salgados assados, em vez dos fritos, e de sucos no lugar de refrigerantes. Peça também que ela evite consumir alimentos industrializados, repletos de açúcar e gordura.

Juliana Falcão (MBPress)


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