Mora sozinho? Veja dicas de alimentação

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Mora sozinho Veja dicas de alimentação

Comida prática, fácil, sem desperdícios e que seja saudável, isto é o que as pessoas que moram sozinhas procuram hoje em dia. Miojo, salsicha, pratos prontos e congelados são algumas das opções da maioria, mas sabe-se que o consumo somente destes alimentos não é suficiente para suprir todas as necessidades nutricionais.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro Geografia e Estatística) em 2000, eram mais de 3,4 milhões de pessoas que moravam sozinhas no Brasil, baseado nestas informações as indústrias alimentícias vem desenvolvendo produtos para este tipo de população. Pratos prontos, congelados, embalagens de produtos individuais, pequenas porções, entre outras alternativas.

Do ponto de vista nutricional os pratos prontos congelados não são lá muito saudáveis, geralmente são preparações que tem uma quantidade elevada de sal e gordura, necessários para conservação do prato. Além disso, o custo é bem maior, você gasta muito mais do que gastaria preparando a comida em casa.

Alguns preferem almoçar fora de casa a ter que cozinhar apenas para si. Só de pensar em sujar louça, preparar a comida, já dá uma certa preguiça, além das sobras que acabam sendo inevitáveis...

Mas diante destes problemas apontados, o que fazer? Como se alimentar bem, ter praticidade e não ter desperdícios? Veja abaixo algumas dicas que preparamos para você.

1- Elabore um cardápio semanal, programe o que irá comer nas refeições. Veja o que já tem na despensa, e faça uma lista do que falta comprar. Assim você aproveita os alimentos que já tem e compra apenas o que for realmente necessário.

2- Ao elaborar seu cardápio, pense em repetir uma mesma refeição. Prepare pequenas quantidades, mas que sejam suficientes para duas refeições.

3- Quando tiver um tempinho, prepare alimentos e congele em porções pequenas. São opções: como feijão, sopas, carnes, legumes cozidos e branqueados.

4- Fique atento a data de validade de todos os produtos, evite comprar aqueles que têm um prazo muito curto, pois não esqueça que dependendo da quantidade da embalagem, ficará por um bom tempo em sua despensa.

5- Limite-se a comprar o que é necessário, evite aquelas guloseimas, como salgadinhos de pacote, bolachas recheadas, chocolates, pestiscos, pois na hora da fome, você não pensará duas vezes em optar por estes alimentos do que preparar uma refeição saudável. Se você não os tiver em sua despensa, será mais fácil evitá-los, não é verdade?

6- Separe as carnes em porções individuais, isso facilita e evita desperdícios.

7- Compre pequena quantidade de frios (mussarela, presunto, peito de peru e outros), pois estragam facilmente, o prazo de validade é bem curto.

8- Polpas de frutas congeladas são excelentes opções para ter em seu congelador, use a polpa ao invés de sucos em pó. São bem mais nutritivas.

9- Iogurtes e barras de cereais podem ser boas pedidas para se ter em casa, principalmente para quando surgir aquela vontade de comer um docinho, ou mesmo para os lanches intermediários.

10- Faça feira 1 vez por semana, compre pequenas quantidades de verduras, legumes e frutas e dê preferência por aqueles tipos que não se estragam facilmente, como maçã, banana, uvas, laranja e no caso das folhas, opte por aquelas que não murcham com facilidade e que são da época. De preferência pegue os maços menores.

11- Aproveite os alimentos como um todo, talos, folhas, use em tortas, sopas, risotos.

12- Se você perceber que as frutas estão estragando, faça uma salada de frutas, uma boa opção de sobremesa e aproveitamento de alimentos.

13- Os sanduíches podem ser consumidos no jantar, desde que você saiba escolher os ingredientes. Acrescente sempre verduras e legumes, escolha uma fonte de proteína (frango desfiado, carne fatiada, atum, peito e blanquet de peru, ricota, queijos brancos) e varie no tipo de pão (integral, sírio, francês, ciabata), compre um tipo e quando acabar, experimente de outro tipo. No pão prefira requeijão, cream cheese, geléia, azeite, em vez de maionese, manteiga.

14- Risoto é um prato único, fácil de preparar e que pode ser feito com os ingredientes que estão sobrando na geladeira e por conter alimentos de grupos diferentes, torna-se um prato equilibrado. Veja receita.

15- Abuse da sua criatividade no preparo de omeletes: use queijo, verduras e legumes crus (chicória, espinafre, cenoura ralada).

16- Macarrão é preferência nacional, por ser preparado em apenas alguns minutos, é uma preparação bem comum, e pode ser algo bem saudável sim, com azeite e alho, ao sugo, à bolonhesa, com brócolis, enfim, existem diversas preparações. Separamos algumas receitas para você, clique aqui.

17- Pizza! Não faça dela sua refeição mais comum. De vez em quando prepare você mesmo, existem massas prontas bem fininhas, opções como pizza de frigideira, brotinho. O recheio vai de sua criatividade.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas