Mulheres que querem engordar

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Mulheres que querem engordar

Mulheres vivem reclamando do peso. A maioria se diz insatisfeita com os quilinhos a mais e faz de tudo e para perdê-los. Mas você já imaginou que o contrário também pode acontecer? Existem mulheres que, por incrível que pareça, fazem de tudo para engordar, mas não conseguem.

Você pode brincar dizendo que sorte a delas, mas "precisar" ganhar peso e não conseguir é um problema tão sério quanto ter que emagrecer. É o caso de Ivana Amaral, de 19 anos. Com 1,71m de altura, ela pesa apenas 54 kg e sonha com alguns quilos a mais no marcador da balança.

"Acho que estou muito magra", afirma. "Já estive mais cheinha, quando apenas estudava. Mas quando comecei a trabalhar, emagreci. Acredito que como sou muito ansiosa e não consigo ficar parada, acabo gastando todas as calorias antes de engordar", completa.

De acordo com o endocrinologista Dr. Henrique Suplicy, há uma explicação genética para esta magreza toda. "Algumas pessoas são gordinhas mesmo comendo uma quantidade normal de comida, porque é genético. O mesmo acontece com os magros. Ainda que a pessoa coma bastante, muitas vezes ela tem uma magreza que vem dos parentes", explica.

Além disso, o metabolismo também pode interferir. Algumas pessoas têm um gasto calórico acima do que comem, e por isso não conseguem engordar. Já existe, para isso, um aparelho chamado calorímetro, que mede o gasto calórico das pessoas e ajuda os médicos a identificar uma dieta adequada ao paciente.

"Costumamos dizer que o gordinho subestima o que come, enquanto o magro superestima. Enquanto o gordinho acha que come pouco, o magro acha que come muito. Isso nem sempre é real, no papel vemos que muitas vezes o magro come muito abaixo do que o recomendado", afirma Henrique.

Antes de reverter a situação, é preciso alguns cuidados. Ivana conta o que faz para tentar engordar. "Como bastante besteira: bolachas, fast-food. Como com bastante freqüência também, mas não adianta nada.", diz. Segundo o endocrinologista, isto é um erro. "É mais fácil emagrecer do que engordar. Mas o ideal é que esta pessoa que quer engordar não ganhe em gordura, e sim em massa magra. Para isso ela tem que comer mais, aumentar as calorias, mas aliar à atividades físicas, como musculação", finaliza.

Ou seja: a pessoa que sofre desse drama precisa, antes de comer tudo que vê pela frente, consultar um médico que recomende a melhor dieta para cada caso. Assim, fica mais fácil e saudável alcançar o peso ideal!

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: alimentação engordar peso mulheres engordar

Últimas