Na dúvida, opte por saladas

Na dúvida opte por saladas

Verão é tempo de saladas. Aposte nas combinações e delicie-se!

As saladas em geral são compostas por hortaliças, verduras e legumes. Além de possuírem componentes saudáveis como vitaminas e minerais, elas são ricas em fibras, que auxiliam no processo de digestão, reduzem a absorção de colesterol e glicose, promovendo um melhor perfil lipídico e glicemia. As fibras das hortaliças contribuem ainda para um bom funcionamento intestinal.

Para se ter uma alimentação equilibrada é fundamental que se consuma saladas diariamente. Muitas vezes as pessoas, desejando emagrecer rapidamente, consomem apenas algumas folhas nas refeições, eliminando alimentos importantes. Isto está completamente equivocado.

Para eliminar peso ou mesmo para mantê-lo com saúde é fundamental ter uma refeição balanceada. Ou seja, que contenha todos os grupos alimentares: cereais, leguminosas, hortaliças (verduras e legumes), leite e seus derivados e carnes.

Pode-se variar bastante o tipo de salada. Não precisa comer diariamente a tradicional salada de alface, tomate e cebola. Basta ter criatividade! Nos dias de hoje, onde todos querem praticidade, a salada é a melhor opção, pois em pouco tempo você pode prepará-las e ter um prato saboroso. É possível tornar a sua salada uma preparação completa e balanceada, basta que ela contenha folhas, legumes, leguminosas, grãos, cereais integrais e não esquecer de incluir um tipo de proteína, como frango, atum, peixe, queijo, kani kama etc.

Neste verão é importante consumir alimentos leves, de fácil digestão e nutritivos, já que é preciso ter energia para realizar todas as atividades do dia-a-dia. E é nesta ocasião principalmente em que se deve optar por saladas.

Pode-se variar bastante o tipo de salada. Não precisa comer diariamente a tradicional salada de alface, tomate e cebola. Basta ter criatividade! Varie sempre os alimentos e as torne ainda mais gostosas, acrescentando temperos como alho, cebola, ervas, vinagre, sal, suco de limão, molho à base de iogurte, azeite etc.

A salada também deve ser indicada para pessoas com obstipação intestinal ou intestino preso. Uma dica importante é comer as folhas e os legumes crus, pois eles contem fibras insolúveis, que atuam na parte inferior do intestino grosso, facilitando a formação do bolo fecal. Neste caso, é importante, ainda, beber muita água, de 2 a 3 litros diariamente, porque só a fibra não é capaz de promover um bom trânsito intestinal.

Para que neste verão você possa ter uma alimentação equilibrada, leve e nutritiva, favorecendo o seu organismo, aposte nas saladas!    

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