Os Nutrientes e suas curiosidades

Nutrientes

Na grande extensão do universo dos micronutrientes temos as variações de nutrientes que impedem a absorção de outros nutrientes e há outros que facilitam essa absorção. Com o conhecimento de algumas dicas você poderá ter alguns cuidados na hora de preparar suas refeições e saberá exatamente oque fazer.  

Cuidado com as misturas. Elas podem ser traiçoeiras com o seu organismo! Veja abaixo os exemplos de combinações que impedem a absorção dos nutrientes e que devem ser consumidos com moderação para que não haja deficiência no organismo.

  • Cálcio + Ferro: o cálcio e o ferro são nutrientes que competem entre eles para serem absorvidos, pois nosso organismo não consegue aproveitar os dois ao mesmo tempo, onde um será absorvido e outro será desprezado. Assim, o organismo fará proveito apenas daquele que mais estiver precisando.
  • Exemplo: Bife à Parmegiana (carne + queijo)

    Rúcula com Mussarela (hortaliça + queijo)

  • Cálcio + Cafeína: a cafeína (presente no café, mate e refrigerantes à base de cola) afeta a absorção do cálcio no organismo, assim como a xantina (substância que contém nos achocolatados) reduzindo o potencial deste nutriente.
  • Exemplo: Café com leite (cafeína + cálcio)

    Leite com achocolatado (cálcio + xantina)

    Pão de Queijo com Coca-Cola (cálcio + cafeína)

  • Cálcio + Gordura excessiva: ingerir gordura em excesso juntamente com o cálcio, provoca uma reação, formando um tipo de sabão, que reduz o cálcio disponível para absorção. Assim, os alimentos gordurosos (frituras e algumas preparações) devem ser evitados para que haja uma diminuição nas calorias das dietas e prevenir o colesterol, além de ajudar na absorção do cálcio no organismo
  • .

    Exemplo: Milk Shake com Batata-Frita (cálcio + gordura)

    Strogonoff com Batata Palha (cálcio + gordura)

    Agora veja nos exemplos abaixo de combinações que facilitam a absorção de alguns nutrientes.

  • Ferro + Vitamina C: assim como o ferro não-heme (proveniente dos vegetais) e o ferro heme (de origem animal) ao entrar em contato com a Vitamina C é transformado em ferro ferroso, onde será absorvido com mais facilidade.
  • Exemplo: Salada de espinafre com tempero de limão (ferro vegetal + Vit. C).

    Pimentão recheado com carne moída (Vit. C + animal).

  • Proteína + Zinco: uma dieta rica em proteínas aumenta a absorção de zinco, pela formação de quelatos zinco-aminoácidos, substância que transforma o zinco numa forma mais absorvível.
  • Exemplo: Carne bovina no pão francês (proteína + zinco)

    Frango e macarrão com trigo integral cozido (proteína + zinco)

    Presunto e queijo (proteína + zinco)    

    Comente

    Últimas