O macarrão como prato principal

Um prato de macarrão pode ser uma refeição saudável e balanceada
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O macarrão como prato principal

Seja fusilli, gravatinha, talharim, espaguete, não importa o formato, o fato é que o macarrão faz parte da alimentação de todos, desde a infância até a melhor idade, não há quem consiga resistir a ele. E ao contrário do que algumas pessoas pensam, ele pode sim ser uma refeição completa, saudável e balanceada.

Nessa matéria vamos te dar dicas de como deixar seu macarrão mais saudável e nutritivo.

Apostar na versão integral é uma boa opção. Ele tem aproximadamente três vezes mais fibras que o tradicional, auxiliando para o bom funcionamento do intestino, e aumentando a sensação de saciedade. Além de ser rico em vitaminas do complexo B e E.

Mas se prefere a versão tradicional tudo bem, ele também é nutritivo, tem baixo teor de gordura e uma boa quantidade de folato.

Uma dica importante, para que o macarrão possa se tornar um prato único na sua refeição é incluir sempre uma proteína: carne, peixe, frango, soja. Se a opção for por um molho a bolonhesa, a carne moída terá essa função.

Falando em macarrão a bolonhesa, quando acompanhado de uma salada, é um ótimo substituto do tradicional arroz, feijão, bife e salada, inclusive com relação a calorias. Ambos vão ter aproximadamente 400 calorias, boa quantidade para um almoço, por exemplo.

Todo mundo sabe que no almoço e jantar devemos sempre incluir verduras e legumes. Mas ao invés de fazer uma salada separada, você pode preparar um macarrão com legumes. Brócolis, couve-flor, cenoura, abobrinha, berinjela, escarola, são ótimas sugestões. E não se esqueça de acrescentar tiras de frango, de carne ou mesmo atum, camarão.

Separamos para você algumas receitas de macarrão saudáveis e deliciosas. Experimente!

1. Salada de Salmão, Fusilli e Abobrinha2. Macarrão Encantado3. Yakissoba Light4. Talharim ao Molho Sugo com Soja e Ervas5. Fusilli Integral com Anchovas e Cogumelos
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