O que o ponteiro da balança diz?

O que o ponteiro da balança diz

A maior ansiedade de quem quer emagrecer é visualizar o emagrecimento. Ter a certeza de que emagreceu vem da calça mais larga, dos elogios dos amigos, da diminuição do número do manequim e do ponteiro da balança caindo, certo? Errado.

A balança é o instrumento que mede a quantidade de massa total do organismo. Isso quer dizer que o peso visualizado é a somatória da quantidade de massa magra (músculos), gordura corporal e água que o corpo apresenta.

É importante saber o que é emagrecer. Emagrecer significa reduzir a quantidade de gordura corporal.

A variação dos três componentes corporais (músculo, gordura e água) será visualizada através da pesagem. Assim, se ocorre o aumento de massa magra, o ponteiro da balança irá subir e você não engordou (não ganhou gordura).

O recomendado para emagrecer é sempre aliar à alimentação com baixas calorias ao aumento da atividade física. Isso tem como objetivo aumentar o condicionamento físico, evitar flacidez e a perda de massa muscular que uma alimentação restrita pode trazer. E o que se vê na balança? Dependendo do ganho de massa magra se verificará o ponteiro aumentado ou até mesmo imóvel, como se todos os deuses da beleza estivessem contra a sua luta para ver o ponteiro despencar!

Fique tranqüilo! Não é por isso que devemos fazer o movimento de queima das balanças. O peso é uma das variáveis utilizadas no índice de massa corporal (IMC). E é certo que esse índice tem a sua restrição de uso como, por exemplo, em atletas - já que eles apresentam uma maior quantidade de músculo e o IMC poderia acusar sobrepeso ou até mesmo obesidade.

Existem vários métodos para analisar a composição corporal que fornecerá o percentual dos componentes do organismo. Entre esses, os principais são:

Bioimpedância elétrica: é realizado através da passagem de um fluxo elétrico pelo organismo, sendo que essa corrente tem maior facilidade em se propagar nos líquidos e sofre resistência nas gorduras. O mais conhecido é o que coloca eletrodos nas extremidades do corpo (mãos e pés).

Dobras cutâneas: com uma pinça (adipômetro), são medidas as dobras de alguns pontos do corpo como tríceps, abdominal, coxa. Os valores são inseridos em fórmulas para que seja obtido o percentual de gordura corporal.

Pesagem hidrostática: utilizado para determinar o volume corporal. O método é aplicado em uma piscina ou tanque. Apesar de ser um bom método, poucos especialistas possuem local e aparelhagem para aplica-lo, utilizando-se então, de outros métodos, como a bioimpedância e as dobras, já citados.

A balança ainda é o principal meio de verificação do emagrecimento. Entretanto, muitos consultórios e academias já realizam a análise da composição corporal. Não precisa se desesperar, acreditando que a balança não é válida. Apenas já há métodos mais refinados que possibilitam levantar a composição corporal.    

Comente

Assuntos relacionados: nutrição emagrecimento peso balança

Últimas