O que passar no pão ou na torrada?

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Saiba quais as opções mais saudáveis de acordo com a sua necessidade

O que passar no pão ou na torrada

Um pão francês com manteiga na chapa no café da manhã é sem dúvida uma delícia e quase todo mundo gosta. Mas será que a manteiga é a opção mais saudável e indicada para passar no seu pão ou torrada?

Diante de tantas opções (manteiga, margarina, requeijão, geleia, creme de ricota, cottage, patê industrializado, etc) fica difícil escolher a melhor para você, principalmente se tem diabetes, hipertensão, colesterol elevado ou simplesmente quer emagrecer e tem "economizar calorias".

Por isso, resolvemos te ajudar nessa missão.

Diabetes - portadores de diabetes devem ficar atentos a quantidade de açúcar e carboidratos produtos, portanto:

Prefira: margarina light ou tradicional que não contém quantidades significativas de carboidratos, assim como a manteiga e o patê de industrializado. O creme de ricota, creme de queijo, cottage, maionese e cream cheese também podem ser consumidos, pois apesar de ter carboidratos, são em pequena quantidade.

A geleia diet, apesar de não tem açúcar, tem maior quantidade de carboidrato do que as opções listadas acima, devido às frutas. Mas ainda assim, pode ser consumida.

Evite: a geleia comum contém açúcar e deve ser evitada por diabéticos.

Colesterol elevado - pessoas com níveis de colesterol elevados devem ficar atentos não só a quantidade de colesterol do produto, mas também a gordura saturada.

Prefira: a geleia, tanto a diet quanto a tradicional são ótimas opções não têm colesterol ou gordura saturada.

O cottage, o creme de ricota e o cream cheese não tem quantidade de colesterol significativa e pouca quantidade de gordura saturada, mas prefira as versões light. Se a dúvida for entre a margarina e manteiga, prefira a margarina que é de origem vegetal, não tem colesterol e menos quantidade de gordura saturada.

Evite: a manteiga e o requeijão por serem derivados do leite têm maior quantidade de colesterol e gordura saturada. O mesmo acontece com a maionese, mesmo nas versões light.

O patê industrializado também tem colesterol e deve ser evitado.

Hipertensão: a quantidade de sódio é o componente que os hipertensos melhor devem observar nos produtos.

Prefira: a manteiga e margarina sem sal não contém sódio, assim como a geleia, sendo as melhores opções.

Entre os que têm pouca quantidade de sódio, ou seja, menos de 400mg de sódio para 100g do produto estão o requeijão tradicional, a manteiga com sal, o cream cheese tradicional e light, o creme de ricota e o creme de queijo.

Evite: seguindo a mesma regra da quantidade de sódio para 100g do produto, evite o consumo de requeijão light, margarina light ou tradicional com sal, maionese tradicional ou light, queijo cottage e patê industrializado.

Emagrecimento - se o objetivo for somente eliminar peso, controlar as calorias e as quantidades é essencial. Portanto, não há restrição a nenhuma das opções, mas dê preferência às versões light.

Entre os menos calóricos podemos citar o patê, a geleia diet, o requeijão light, o cream cheese light, o cottage e o creme de ricota.

Mas procure evitar os que têm muita gordura e muitas calorias, como a manteiga e a margarina tradicional. Ambas com mais de 100 calorias em 20g do alimento.


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