Óleo de abacate

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Conheça os benefícios do novo óleo que pode cuidar melhor da sua saúde

Óleo de abacate

Reconhecidos como benéficos ao nosso organismo, os óleos à base de fruta têm pipocado no mercado e, conforme apontam as tendências, o ólinho da vez que promete se tornar o novo queridinho da saúde é o Óleo de Abacate. Rico em vitamina E, o alimento é um importante aliado no combate aos radicais livres, além de ter uma excelente relação entre os ômegas 3, 6 e 9, sem contar as suas proteínas, ferro e minerais. Ou seja, excelente para a sua saúde. Mas, cuidado, pois tanto a fruta quanto o óleo são calóricos e, por isso, devem ser consumidos com moderação.

Entre as funções do óleo de abacate estão a prevenção contra doenças cardiovasculares e da próstata, o controle da glicemia, ajudar no tratamento da diabetes, protege a saúde dos olhos, pele e cabelos, além de reforçar a imunidade e auxiliar no emagrecimento se associado a uma alimentação saudável e prática regular de atividade física. De acordo com o nutrólogo Edson Credidio, ao consumirmos 20 ml do produto ingerimos 34% da necessidade diária da vitamina, sem contar que a vitamina E presente nesse óleo estimula o sistema imunológico e é um potente antioxidante.

Está preocupado com a saúde do coração e quer começar a cuidar melhor do seu? Oóleo de abacate protege contra as doenças cardiovasculares, pois é fonte de beta-sitosterol e ácidos graxos insaturados, sem falar que o produto possui alto teor de ácido oleico, gordura monoinsaturada que colabora para a redução do mal e aumento do colesterol bom. "O beta-sitosterol encontrado no óleo de abacate é, além de um aliado da saúde cardiovascular, responsável por diversos outros benefícios ao organismo. Seu consumo, pode auxiliar no tratamento da hipertrofia prostática benigna. Há evidências de que os fitoesteróis possam reduzir o risco de câncer de próstata", explica a nutricionista da rede Mundo Verde, Bruna Murta.

Segundo estudos, os benefícios do óleo vão muito além dos cuidados com o coração, uma vez que o beta -sitosterol participa no controle da glicemia e dos níveis de insulina em pacientes diabéticos, atuando como um coadjuvante no controle da doença. E, os benefícios não param por aí, devido ao carotenóide chamado luteína, o óleo previne também as doenças nos olhos, como catarata e degeneração macular.

Agora, se o seu objetivo é ficar mais bonita e com o corpão de dar inveja, talvez ele possa ser um bom aliado. Com altíssimo teor de vitamina E, o óleo tem ação antioxidante, inibe a formação de radicais livres e ajuda a diminuir os sinais do envelhecimento. Mas, não é só isso, o óleo de abacate contribui também no processo de emagrecimento porque reduz os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao aumento da compulsão alimentar e do acúmulo de gordura na região abdominal. "O beta-sitosterol se associa às gorduras saturadas de outros alimentos bloqueando sua absorção pelo corpo. Este efeito pode ajuda tanto na perda de peso quanto na prevenção de doenças do coração", completa Bruna.

Para quem não tem ideia de como utilizá-lo, óleo de abacate pode ser consumido puro ou utilizado em diversos molhos para tempero de saladas, para regar hortaliças cozidas, e na finalização de pratos quentes. Se comparado a outros óleos vegetais, o óleo de abacate é mais estável a altas temperaturas, podendo ser utilizado em preparações quentes, como refogados e frituras, sem alterar sua estrutura química.

Curtiu a dica e quer saber como usar? A nutricionista Bruna Murta ensina como preparar dois molhos com o óleo para você temperar o seu prato e deixá-lo muito mais saudável.

Molho pesto com óleo de abacate

Ingredientes:

1/3 de xícara (chá) de óleo de abacate

1 xícara (chá) de espinafre fresco

½ xícara (chá) de folhas de manjericão fresco

¼ xícara (chá) de nozes

1 dente de alho

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo.

Molho Vinagrete com óleo de abacate

Ingredientes:

¾ xícara (chá) de óleo de abacate

¼ xícara (chá) de vinagre de vinho branco

2 dentes de alho amassados

1 colher (chá) de cada erva: orégano, alecrim, manjericão e mostarda seca

Sal marinho e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes em uma tigela. Levar à geladeira. Utilizar em saladas.

Por Paula Perdiz

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas