Organize sua geladeira

Organize sua geladeira

Todos sabemos da importância de sempre verificar a data de validade dos alimentos, mas você sabe como armazená-los em sua geladeira de maneira correta?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, e fazem, a porta da geladeira não é o lugar mais indicado para armazenar os ovos. Os movimentos constantes de abre/fecha podem quebrá-los. O correto é armazená-los em embalagens de plástico e sem contato com os demais alimentos.

Na porta da geladeira somente alimentos como: catchup, mostarda, temperos, bebidas industrializadas, conservas, etc, pois tem um prazo de validade maior e são menos perecíveis.

As verduras, legumes e frutas devem ser lavadas assim que chegar em casa, armazenadas em sacos plásticos separadamente e colocadas na gaveta inferior.

Nas prateleiras superiores, devem ser armazenados os alimentos mais perecíveis como queijos, presunto, salame, embutidos em geral, leite, iogurtes, por ser a parte mais fria da geladeira.

Sobras de alimentos já preparados devem ser retiradas da panela, armazenadas em recipientes de vidro ou plástico, bem fechados e colocados nas prateleiras do meio. Esses alimentos prontos, quando conservados a uma temperatura inferior a 4ºC podem ser consumidos em até 5 dias.

As latas de molho de tomate já abertos também devem ser colocadas nestas prateleiras.

Os alimentos já preparados e que não serão consumidos em breve devem ser retirados da panela, armazenados em embalagens separadamente e colocados no freezer ou congelador. É importante também que coloque etiquetas nestes alimentos com a data de congelamento.

Outra dica importante é não lotar a sua geladeira de alimentos, isso pode prejudicar a circulação de ar. Higienizar corretamente a geladeira e o freezer também é essencial para manter seus alimentos bem conservados.

Comente

Últimas