Prepare sua comida de forma saudável

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
comida saudável

Muitos são os que procuram ter uma alimentação mais saudável, mas na hora do preparo dos alimentos surgem muitas dúvidas de como elaborar uma refeição que seja saborosa e saudável ao mesmo tempo.

Pensando neste assunto, elaboramos a matéria a seguir, onde você vai encontrar dicas da melhor maneira de preparar suas refeições.

Grelhado, assado ou cozido sempre!

Não é sem motivo que os alimentos fritos são mais saborosos, a gordura é a responsável por este sabor irresistível que tem as frituras. Este nutriente além de modificar o sabor, melhora a textura dos alimentos, deixando-os macios e crocantes.

Porém, você consumirá um número elevado de calorias e poderá ter problemas de saúde, pois o consumo excessivo de gordura pode acarretar doenças como obesidade, colesterol elevado, entupimento de artérias, acarretando doenças do coração e outras doenças que os leitores já devem estar cansados de ouvir falar.

O que poucas pessoas sabem é que é possível ter preparações deliciosas em sua mesa, sem correr riscos com a saúde. Batata frita, bife à milanesa, quibe, empanados, pastéis, hambúrgueres e outras delícias podem perfeitamente ser preparados assados. Isso mesmo, no forno. Da mesma forma que fritos, terão um sabor crocante e uma ótima aparência. Você já experimentou?

Como assar:

Basta colocar os alimentos na assadeira e levar ao forno. Se a assadeira for anti-aderente não precisa untar, caso não seja e você perceba que o alimento pode grudar, unte a assadeira com um pouco de margarina.

Os grelhados hoje em dia são a opção para quem quer eliminar peso, e evitar o excesso de gordura. Não é necessário ter uma grelha especial para preparar, você pode utilizar uma panela anti-aderente ou a panela tradicional com um fiozinho de óleo ou azeite e dessa forma grelhar seu filé de peixe, bife, franguinho ou até mesmo os legumes.

Alimentos cozidos também são uma ótima opção. Dê preferência por cozinhar a vapor, esta é a maneira melhor para preservar os nutrientes.

Como cozinhar a vapor:

Se você não tem uma panela própria para cozinhar no vapor, improvise com peneiras de alumínio ou inox ou escorredor de macarrão, dentro de uma panela comum. O importante é que o utensílio tenha orifícios que permitem a passagem do vapor.

Veja a seguir uma tabela comparativa de calorias de alimentos fritos, cozidos, grelhados e assados.

Prepare sua comida de forma saudável

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas