Produtos Diet e Light

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Produtos Diet e Light

Todos os dias são lançados no mercado alimentos diet e light que prometem sabor sem comprometer a sua dieta e saúde. Muitos deles dão a garantia que contém menos calorias, não engordam e são mais saudáveis. Mas saiba que muitas vezes isso não acontece.

Por que Light?

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) um alimento é considerado light quando em sua formulação tem pelo menos 25% a menos de algum nutriente, podendo ser ele gordura, colesterol, sódio, açúcar, etc ou 25% menos calorias se comparados com o produto tradicional.

Com isso, muitas pessoas se iludem quando observam um produto light e levam para casa achando que podem comer a vontade, que não vão engordar e nem prejudicar a sua saúde.

Pessoas em dietas com restrição de calorias são as que mais podem se beneficiar desses produtos, uma vez que a maioria deles apresenta menos calorias que os produtos tradicionais. Mas ainda assim, existem alimentos que são considerados light por conterem menos sódio, desta maneira não há redução de calorias.

Hipertensos, diabéticos e pessoas com colesterol elevado são as que mais necessitam ficar atentas a esses produtos. Muitos alimentos possuem redução de gordura, mas contém açúcar, ou seja, não são indicados para diabéticos. Outros têm menos açúcar, mas contém muito sódio, não indicados para hipertensos. Outros ainda têm valor reduzido de açúcar, mas contém gordura, não indicados para quem tem colesterol elevado.

Por isso, antes de colocar no seu carrinho alimentos light, leia o rótulo e veja se realmente ele tem redução de calorias ou do nutriente que poderá ser prejudicial a sua saúde.

Por que Diet?

Produtos diet são aqueles isentos de algum nutriente (açúcar, gordura, sódio, proteína, colesterol, etc), mas não necessariamente com redução de calorias. Eles foram desenvolvidos, principalmente, para pessoas que têm restrição a um determinado nutriente.

Pessoas que desejam eliminar peso devem ficar atentas a esses produtos, pois muitos deles têm mais calorias que o produto tradicional. Um exemplo disso é o chocolate diet, ele é assim chamado por não ter açúcar em sua composição, mas em contrapartida ele contém mais gordura que o chocolate comum, portanto possui mais calorias. Esses chocolates são indicados somente para diabéticos.

Os diabéticos também devem tomar cuidado com os alimentos diet, muitos são considerados diet por não conterem gordura em sua composição, mas tem açúcar e devem ser evitados.

Resumidamente, os produtos light são mais indicados para pessoas em dietas de controle de calorias e os diet para pessoas com restrição de algum nutriente (carboidrato, gordura, colesterol, açúcar, etc). Por isso é essencial sempre ler o rótulo do produto e verificar se vale a pena levá-lo no lugar do produto tradicional e se ele atende as suas necessidades.

Mas vale ressaltar que nenhum desses alimentos podem ser consumidos a vontade, assim como os alimentos tradicionais, eles devem ser consumidos com moderação.

Consumir apenas alimentos light não é suficiente para quem quer eliminar peso. Uma alimentação saudável, balanceada, além da prática de atividade física regularmente também é importante. E as pessoas diabéticas, hipertensas ou com qualquer outra doença com restrição de nutrientes devem consultar um médico ou nutricionista e seguir sua orientação.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: nutrição diabetes diet light dietas

Últimas