Produtos diet e light para crianças?

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Produtos diet e light para crianças

Como muita gente sabe, produtos diet são aqueles que em sua composição excluem completamente algum componente, que pode ser ele sódio, gordura, açúcar, entre outros. Já os produtos light têm reduzidas as quantidades de algum desses componentes ou mesmo calorias, em no mínimo 25%.

E com o aumento do número de obesos no Brasil, cresceu o consumo desses produtos entre os adultos. De aproximadamente 10 anos para cá, esse mercado cresceu em média 800%.

Mas e as crianças, também podem consumir esses produtos? Existe alguma recomendação ou restrição para os pequenos?

A maior preocupação na hora de oferecer esses produtos às crianças deve ser com relação aos adoçantes artificiais. Crianças que ingerem esses produtos em excesso podem sofrer com disfunções no fígado ou rim, por exemplo, por causa dos resíduos tóxicos dos adoçantes artificiais.

A melhor saída, se não quer oferecer açúcar refinado ao seu filho, é substituir por açúcar mascavo.

E de maneira geral, as crianças têm necessidades nutricionais diferentes dos adultos. O excesso de gorduras não é recomendado, mas elas são necessárias para o desenvolvimento e crescimento da criança e não devem ser restringidas com o consumo de alimentos zero gordura ou mesmo leites desnatados ou semi desnatados.

Os produtos diet foram desenvolvidos para quem sofre de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Portanto, se seu filho não tem diabetes, ele não precisa e não deve consumir produtos diet.

Com relação aos produtos light eles podem ser indicados para crianças com excesso de peso, em dieta de emagrecimento. Mas ainda assim, seu consumo não deve ser irrestrito e o pediatra e nutricionista devem sempre ser consultados.

Simplesmente substituir alimentos "comuns" por light na tentativa de diminuir o peso do seu filho não é indicado, o ideal é que aposte na reeducação alimentar.

Aumente a oferta de frutas, verduras, legumes, e restrinja o consumo de refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados, lanches muito gordurosos.

Dessa maneira, seu filho terá uma alimentação saudável, balanceada e eliminará peso, caso necessite, sem prejudicar sua saúde e desenvolvimento.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas